19
abr2021 segunda
19h19

Marta Menezes, Recital de Piano - EROICA

Leiria
Teatro José Lúcio da Silva
Música

Sinopse

Eroica. Que revela heroísmo. Que revela grande coragem. Que enfrenta o perigo com valentia. Que revela grandeza de espírito, força de carácter.
Este foi o ponto de partida para o programa que escolhi para este recital. Uma escolha que celebra a coragem e força necessárias para lidar com situações inesperadas. Mas também uma escolha que denota esperança, e que celebra o encontro com as nossas raízes mais próximas, neste caso, através da música ibérica.
O recital abre com as magníficas Variações e Fuga op. 35 de Beethoven, sobre um tema que o compositor usou posteriormente no último andamento da sua imponente Sinfonia no 3, Eroica. Segue-se a concepção de Liszt acerca da lenda de S. Francisco de Paula a caminhar sobre as ondas, uma obra que emana misticismo e um sentido de grandiosidade e sublimação. O programa prossegue com a Sonata para piano do compositor português Artur Santos. A obra foi premiada no “Concurso Beethoven”, de composição, no Conservatório Nacional de Lisboa, e é uma das poucas que escreveu para piano, mas que revela um traço e um carácter bem português. O recital termina com uma selecção de obras da Suite Española de Albéniz, que nos presenteia com a riqueza dos estilos musicais de diferentes regiões de Espanha e que nos aproxima desse lado mais terreno e autêntico da vida, trazendo um final "fresco" e revigorante a este recital.

PROGRAMA

| L V. BEETHOVEN
VARIAÇÕES E FUGA EM MI BEMOL MAIOR,
OP. 35, "VARIAÇÕES EROICA"

| F. LISZT
ST. FRANÇOIS DE PAULE MARCHANT
SUR LES FLOTS

| A. SANTOS
SONATA EM MI BEMOL MAIOR
I. Allegro con brio
II. Lento e con dolore
III. Scherzo: Allegro
IV. Allegro vivace

| I. ALBÉNIZ
SUITE ESPAÑOLA OP. 47 (SELECÇÃO)
I. Granada
III. Sevilla
VII. Castilla

Ficha técnica

Marta Menezes

Outras informações

Recital de piano integrado na 39ª edição do Festival Música em Leiria