15
Fev2020 Sábado
14h00 Até 17h00

Masterclass de Dança Clássica com Carla Pereira

ESTUFA | Largo Dr Justino Freire, nº 7 | 2560-636 Torres Vedras ESTUFA | Largo Dr Justino Freire, nº 7  | 2560-636 Torres Vedras
Dança

Sinopse

Carla Pereira

CARLA PEREIRA

Natural de Lisboa, formou-se como bailarina na Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa em 1991 onde destaca como principais professores, Carlos Caldas, Jorge Salavisa, Manuela Valadas, Ulrike Caldas, Miguel Lizarro e Jorge Tricheiras. Durante a sua formação frequentou estágios de dança no Ginásio Clube Português onde destaca os mestres Günther Krammer, Elena Madan e Ruxandra Racovitza.

https://www.cnb.pt/equipa/carla-pereira/ 

Em 1991 é convidada como bailarina a integrar a Companhia Nacional de Bailado onde permanece até hoje dançando o vasto repertório Clássico, Neo-Clássico e Contemporâneo do qual destaca o Lago do Cisnes (versão de Mehmed Balkan, de Armando Jorge e Fernando Duarte), Sagração da Primavera (versão de Nijinsky e de Olga Roriz), Serenade, Tema e Variações, Who Cares?, Quatro Temperamentos e Concerto Barroco de George Balanchine, Pássaro de Fogo de Uwe Sholz, As Bodas de Bronislava Nijinska, Kazimir’s Colors de Mauro Bigonzetti, Sonho de Uma noite de Verão (versão de Armando Jorge e Heinz Spoerli, Izolda de Olga Roriz, 5 tangos de Hans Van Manen, Bach à l’Oriental de Mehmed Balkan, Cinderela de Michael Corder, Romeu e Julieta de John Cranko, Coppélia de John Auld e D. Quixote de Mehmet Balkan e O Quebra-Nozes (versão de Armando Jorge e Mehmed Balkan), La Sylphide de Auguste Bournonville, A Bela Adormecida de Ted Brandsen e Giselle de George Garcia.

Em 1998 frequenta o Curso de Professores segundo o Método de Agripina Vaganova dos níveis III e IV na Escola Superior de Dança, organizado pela Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa.

De 1998 a 2003 lecionou técnica de Dança Clássica e Repertório no Colégio Valsassina e no Dance Etc.

Em 1999 adquire o Título de Licenciatura em Dança – Ramo de Educação pela Escola Superior de Dança (ESD), do Instituto Politécnico de Lisboa e também o Grau Intermédio pela Royal Academy of Dancing.

Entre 2011 e 2012 foi convidada como assistente dos Workshops de Dança nos Projetos de Aproximação à Dança na Companhia Nacional de Bailado.

Entre fevereiro de 2015 e fevereiro de 2018 integrou o grupo de docentes da Escola Superior de Dança, lecionando Técnica de Dança Clássica no Curso de Licenciatura em Dança. Durante esse período frequentou vários seminários onde destaca "Tópicos de composição coreográfica", "Tópicos de técnica de pontas", "As técnicas de dança contemporâneas, abordagens, diferenciação e sistematização", "Projetos artísticos - da conceção à submissão", "Música para dança", "Alinhamento e postura para bailarinos", "Treino em dança" e "As danças tradicionais e históricas como elemento integrador e potenciador de competências artístico-psico-motoras".

No ano letivo de 2016/2017 coordenou e lecionou Técnica de Dança Clássica a crianças nos Estúdios Victor Córdon (Companhia Nacional de Bailado).

Em 2016 desenvolveu o projeto de "Ballet para adultos" para a Companhia Nacional de Bailado onde de outubro de 2016 a julho de 2018 lecionou Técnica de Dança Clássica para adultos nos Estúdios Victor Córdon (Companhia Nacional de Bailado).
Desde 2016 que leciona Workshops e Master Class de técnica de dança clássica, de pontas e de repertório pelo país.

Em 2017 frequenta o Curso de Professores segundo o Método de Agripina Vaganova dos níveis I e II na Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa.

Em 2018 frequenta os Cursos de Professores; segundo a Metodologia da Escola Cubana de Ballet, de Técnica Clássica, administrado por Martha Iris Fernandes no Conservatório Internacional de Ballet e Dança em Leiria e segundo a Metodologia de John Byrne's ( Classical Dance Australia), de técnica Clássica (preparatory Syllabus), administrado por Gill Anthony em Lisboa.

Em 2019 foi convidada pela Companhia Nacional de Bailado num projeto interministerial entre o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação designado por "Residências Artísticas nas Escolas" como formadora. 

Ficha técnica

▪ As Masterclasses e os sábados intensivos fazem parte da calendarização mensal do Advanced Dance Program
▪ Todos os alunos externos ao programa devem telefonar ou enviar mail para saberem antecipadamente o nível em que se inserem


+ informação em servico.educativo@estufa.pt | 936408775

 

>>Comparticipação: 10 euros

>> Formulário de INSCRIÇÃO