10
jan2021 domingo
09h15 Até 13h00

Masterclass de Técnica de Dança Clássica | CYRILLE DE LA BARRE

Torres Vedras
Escola de Dança Movimento
Dança

Sinopse

CYRILLE DE LA BARRE

Nascido em França, em 1969, Cyrille de La Barre iniciou os seus estudos na École Nationale de l'Opéra de Paris e completou os seus estudos Na Royal Ballet School de Londres e no Tanz Forum de Köln. Com quinze anos integrou o Ballet de l'Opéra National e Paris, então dirigido por Rudolf Nureyev.

Ao lado do seu mestre, Attilio Labis, aperfeiçoou a sua técnica em inúmeros Pas de deux: Don Quixote, Giselle, Spartacus, A Bela Adormecida, O Quebra Nozes, Coppélia…até que Rodolf Nureyev lhe confiou  os primeiros papéis de solista. Assim que fez vinte anos, Heinz Spoëli, então director do Ballet de Bâle ofereceu-lhe o seu primeiro contrato de solista.

O domínio da sua arte levou-o, dois anos mais tarde, ao contrato de Bailarino Estrela do Ballet National de Marseille dirigido por Roland Petit, onde dançou as obras-primas: Carmen, Le jeune homme et la mort, Proust... Desejoso de aprender sempre mais, trabalhou, sucessivamente, com Ballets Nationaux de Nancy, Bonn, Amsterdam et Raleigh, onde se aperfeiçoou com os grandes coreógrafos: V.Panov, W.Forsythe, H.van Mannen, T.Tharp, M.Béjart,..e dançou peças emblemáticas de J.Limon, M.Graham, R.van Dantzig G.Balanchine, J.Cranko...

Mais tarde, envolveu-se noutras estéticas como o jazz, o flamenco, o hip hop e o sapateado. Convidado, com regularidade, nos palcos internacionais,  Cyrille de La Barre participou nos grandes festivais internacionais (Spoleto, Varna, Osaka).

Em 2001 participou, igualmente, no desenvolvimento da Compagnie "Commun Instant" criada pelo Bailarino Estrela e Coreógrafo JeanPierre Aviotte.

Depois de quatro voltas ao mundo, uma trintena de países e cerca de 3500 espetáculos, dedicou-se ao ensino, trabalhando para companhias profissionais e academias de dança como a North Carolina School of the Arts nos Estados Unidos, a fundação Michel Fokine em Itália e o Conservatório Regional de Avignon. Neste momento é Professor de Técnica de Dança Clássica na EADCN. Trabalha regularmente com a Companhia Nacional de Bailado.

 

AVANÇADO 9h15 - 11h15

》alunos com mais de 14 anos e com forte técnica de dança clássica (envio de vídeo obrigatório)

INTERMÉDIO 11h30 - 13h

》alunos com mais de 11 anos e no mínimo 3 anos de ballet (envio de vídeo obrigatório)

 

+ info: [email protected] ou 936408775