MESTRE NA LENTE: JOAQUIM CORREIA REVISITADO
Sinopse
Para celebrar os 25 anos do Museu Joaquim Correia, o museu abriu-se à comunidade e convidou simples interessados em fotografia, sem obra exposta ou trabalho artístico reconhecido publicamente na área a aprenderem mais com os artistas Rute Violante e Cristiano Justino sobre fotografia. Em resultado do workshop, os dez formandos elegeram as suas seis melhores fotos captadas durante os dois dias de formação.
O museu e a obra de Joaquim Correia revelou-se pela primeira vez para alguns dos formandos. Através de uma câmara fotográfica, os pormenores artísticos das esculturas foram observados pelos formandos e as obras de Joaquim Correia reinterpretadas em novas significações. Houve olhares de espanto, de encantamento, de alegria e de muita curiosidade. Mas sobretudo houve a (re)descoberta de que Joaquim Correia se cruzava com eles nas ruas da cidade há muito.
Mestre reconhecido entre os seus pares e mestre aclamado pelos seus discípulos, também Joaquim Correia foi lente no seu tempo: a lente de perspetiva própria que quis reivindicar para o seu trabalho; e o lente na educação académica de muitos artistas, que ajudou a formar.
As fotografias artísticas que compõem esta exposição destacam obras que fazem parte do percurso expositivo do museu e outras que fazem parte da coleção de arte pública da região. Detalhes atentos, jogos de luzes e sombras, exploração de contrastes e dinâmicas, brincadeiras imagéticas e muitos outros recursos que os formandos usaram para recontarem histórias reais ou mitológicas que antes a escultura contou.
A lente usada pelos formandos oferece-nos um olhar novo sobre a obra de Joaquim Correia, que o Museu deseja que seja revisitada, reconhecida e reinterpretada tantas as vezes quantas se desejarem, seja por especialistas em artes visuais ou académicos seja por anónimos curiosos letrados ou mesmo analfabetos, com diferentes condições físicas e mentais.
O Museu Joaquim Correia acolheu a comunidade com esta experiência pedagógica dos formandos e devolve-a agora à comunidade transformada em experiência artística, depois que a Fotografia captou a sua luz.
Cátia Cavaco, Museu Joaquim Correia
Ficha técnica
Formação e curadoria: Cristiano Justino e Rute Violante.
Formandos: Catarina Godinho; Elisabete Sousa; Guida Lourenço; Joana Bernardes; José Polido; Leonel Passagem; Licínia Batista; Luís Gaudêncio; Sónia Felício; Telmo Felício.
Outras informações
De quarta-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (últimas entradas 12h30 e 17h30).