10
Out2020 Sábado
10h30
Até
14
Nov2020 Sábado
16h30

Metamorfoses... Ver para além so olhar

Lourinhã
Galeria Municipal da Lourinhã
Outro

Sinopse

"Ver para além do olhar" transporta-nos para uma viagem no tempo, onde cada objeto por si só, nos conta uma história.

Com uma atenção redobrada, conseguimos alcançar uma nova perspetiva, visualizando transformação e renascer de objetos e materiais considerados obsoletos!

Assim acontece a peças e materiais tão díspares como madeira de uma mesa, vidro ou frisos de automóvel, caixas de plástico ou tubos de cartão, tecidos, corda, entre outros que numa fase crisálida de evolução, se transformam em peças únicas.

Há que reciclar o pensamento, fazer diferente, ser resiliente, reinventando. 

Em plena consciência ambiental e sustentabilidade, a metamorfose surge como uma oportunidade de reaproveitamento, dando corpo, cor e alma nova à célebre afirmação de Lavoisier: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.  

Atravessando uma época de pandemia com as limitações inerentes ao nível de deslocações e necessária sustentabilidade económica, o modelo de consumismo a que estávamos habituados, tende a desvanecer-se, dando lugar a uma nova forma de estar e de viver em sociedade.

Valores como reflexão, racionalidade e responsabilidade emergem na consciência individual e coletiva, dando lugar a um novo modelo, o consumerismo. Este, apela e envolve fatores económicos, sociais, ambientais e culturais, no momento de decisão de compra.

Ficha técnica

Sílvia Mateus, nasceu em Torres Vedras há 45 anos.

Ao longo do Seu percurso de vida e numa busca constante de si mesma, encontrou nas artes o seu propósito, para dar asas à sua criatividade. Há 18 anos, com o nascimento da sua filha, a sua maior inspiração, transformou aquilo que era um simples gosto pela decoração e arte, na fonte que dá sentido à sua vida e que lhe alimenta a alma.

  A responsabilidade de ser mãe deu-lhe, também, uma consciência elevada para a importância de mudança de paradigma que queria ver no mundo para as gerações futuras. Mundo esse adaptado às necessidades, liderado pelo consumerismo e consciente da imprescindibilidade de medidas sustentáveis.

  Mas foi há um ano que partilhou o seu olhar para a matéria obsoleta com uma perspetiva descomplicada, permitindo elaborar peças decorativas de design, marcadas pela sua intemporalidade e pela sua história.

   Assim, surge a “Metamorfoses”, uma marca nascida de um processo de desenvolvimento pessoal e profissional.

"Juntos, acredito que consigamos criar uma nova tendência progressista!"

Outras informações

Artes decorativas/Reciclagem