27
jan2023 sexta
21h30 Até 22h45

Mochos no Telhado | Kamarád

Torres Vedras
Teatro-Cine de Torres Vedras Teatro-Cine de Torres Vedras
Teatro

Sinopse

KAMARÁD é uma viagem pelas páginas de uma revista criada por crianças e jovens prisioneiros no campo de concentração de Theresienstadt, durante a Segunda Guerra Mundial e que contou com 22 edições.

Em dias sombrios, também a arte foi pão que distraía a fome e alimentava a capacidade de imaginar um outro presente e um futuro diferente, no contexto de um campo profundamente marcado pela sua intensa vida cultural da qual professores, músicos, atores e diversos artistas faziam trincheiras para resistir. Debruçamo-nos sobre a resistência como acto performativo, como acto de criação e de afirmação da vida em oposição à morte. De que forma a arte sobrevive e prolifera na ameaça de um fim iminente? Qual o papel da arte e da educação nos tempos mais sombrios?

Iván e os seus camaradas criaram para se inscrever no mundo, assinando por fim o seu nome num pedaço de papel, daqueles raros de encontrar num campo de concentração.

Ficha técnica

Direção artística: Dennis Xavier e Sofia Moura

Cocriação e movimento: Leonor Barata

Cocriação e interpretação: Clara Spormann, Dennis Xavier, Gabriel Gomes, Sofia Moura

Direção musical: Dennis Xavier e Beatriz Mendes

Intérpretes musicais: Beatriz Mendes (trombone), Daniel Almeida (piano e acordeão) e Fábio Meneses (clarinete)

Cenário e figurinos: Ana Seia de Matos

Desenho de Luz: Vítor Freitas

Fotografia e vídeo: Luís Belo

Financiamento: Município de Viseu e Fundação GDA

Parceiros: YadVashem Jerusalém, YadVashem México, Museu do Holocausto do Porto, Beit Terezin, Memoshoah, Creta, Conservatório Regional de Viseu

Agradecimentos: Ana Paula Almeida, António Ferreira, Isabel Fonseca, Filomena Gato, Hugo Vaz, Luís Roque, Domingos Xavier, Vissaium XXI, Lugar Presente, New Hand Lab, Escola Secundária Emídio Navarro

Produção: Mochos no Telhado

Outras informações

M/6

Preço: 5,00 euros