15
mai2021
21h00

Noite dos Museus: Visita guiada online ao Museu de Leiria

Leiria
Museu de Leiria
Monumentos Museus

Sinopse

Ideia surgida ainda em tempos da Monarquia Liberal, o Museu ficou a dever a sua concretização aos esforços persistentes de Tito Larcher (1865-1932), que tomaram forma no Decreto de 15 de novembro de 1917. Denominado então Museu Regional de Obras de Arte, Arqueologia e Numismática de Leiria, enquadrava-se na política museológica da 1ª República. A Tito Larcher se deve ainda a criação da Biblioteca Erudita e do Arquivo Distrital e a fundação do semanário Leiria Illustrada, assim como um importante papel na recuperação do Castelo de Leiria.

Depois de uma instalação no primitivo Paço Episcopal, ocupou diversos espaços da cidade, numa deambulação que reflete a sua história atribulada.

Em 2006 iniciou-se o presente processo que devolve à vivência da Cidade o Convento de St.º Agostinho, agora habitado pelo novo Museu de Leiria. O seu programa museológico, que se procurou participado, enquadra para além do acervo do antigo museu, as coleções artísticas municipais e a reserva arqueológica, constituindo o fulcro da rede de museus concelhios, aberta à Cidade e ao seu território. 

Outras informações

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=yVk4_EI57EA&t=26s