02
jun2021 quarta
19h00 Até 20h00

“NÓS. VOCÊS. TODA A GENTE.” | ÓPERA NA PRISÃO – TRACTION

Leiria
Fundação Calouste Gulbenkian Fundação Calouste Gulbenkian
Música
Estabelecimento Prisional de Leiria - Jovens

Sinopse

Ópera na Prisão – Traction regressa à Fundação Calouste Gulbenkian num modelo tecnológico
Em junho de 2022 está previsto acontecer uma grande ópera concebida e ensaiada numa prisão em Leiria. Para tal, o projeto Ópera na Prisão, agora na série Traction, envolveu-se com duas óperas europeias, o Gran Teatre del Liceu de Barcelona e a Irish National Opera, para, juntos, implementarem um modelo de co-criação.

Três Compositores (Francisco Fontes, Nuno da Rocha e Pedro Lima) e um Libretista (Paulo Kellerman) inspiraram-se nos muitos encontros que tiveram com a comunidade prisional de Leiria, e oferecem-nos uma Cena de Ópera interpretada pelos solistas Carla Simões (Soprano), Cátia Moreso (Mezzosoprano), André Henriques (Baixo/Barítono), que, graças às ferramentas tecnológicas desenvolvidas para este Traction, junta artistas no palco da Fundação Calouste Gulbenkian, alguns no Pavilhão Mozart, em Leiria, familiares a participar de suas casas, e ainda outros pelo mundo!

Nos próximos dias 02 de junho (quarta-feira), às 19h00, e 03 de junho (quinta-feira), às 16h00, decorre a Cena de Ópera, intitulada Nós. Vocês. Toda a gente., criada em colaboração com toda a comunidade do projeto, que será o primeiro momento de partilha do processo criativo com o público e que irá utilizar novas tecnologias de comunicação, permitindo que artistas e participantes fisicamente distantes – a partir do Estabelecimento Prisional de Leiria-Jovens – se juntem no palco do Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian.

O projeto SAMP “Ópera na Prisão – Traction” é financiado pelo programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia e conta com os parceiros Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens – DGRSP Ministério da Justiça, Fundação Calouste Gulbenkian, Câmara Municipal de Leiria e União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes.

 

Para mais informações, consulte a página “NÓS. VOCÊS. TODA A GENTE.” | ÓPERA NA PRISÃO – TRACTION.