15
out2021 sexta
21h30

NOVO PALCO - Philippe Trovão - Recast

Alcobaça
Cine-Teatro de Alcobaça João D'Oliva Monteiro Cine-Teatro de Alcobaça João D'Oliva Monteiro
Música

Sinopse

FESTIVAL NOVO PALCO
32 projetos
5 meses
150 artistas


Philippe Trovão - RECAST
15 de outubro
21h30
Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro
M/6
Preço do bilhete: 5 euros
Duração: 50 minutos (sem intervalo)


RECAST é um projecto de investigação e um recital para saxofone e electrónica em tempo real. Tem como principal objectivo a preservação de obras compostas originalmente para o instrumento e dispositivo electroacústico, que poderá ser qualquer aparelho analógico que transforme de alguma forma o som do instrumento. No panorama da música erudita, a música electroacústica, é ainda bastante recente e apresenta desde o momento em que começou a ser explorada uma problemática que tem que ver com a constante evolução tecnológica e consequente incompatibilidade com meios de processamento e reprodução de áudio que muito rapidamente ficam obsoletos. Perante isto começou a surgir, usando a tecnologia actual, a procura por criar soluções para que estas obras voltem a ser interpretadas. A solução passa por criar em computador simulações dos aparelhos com todas as suas funcionalidades e por criar controlos que permitam ao intérprete modificar os parâmetros do programa. Todo este processo de preservação e transferência de tecnologia tem o nome de Recasting. Este recital contém música de vários compositores de grande relevo na segunda metade do século XX mas tem um foco especial na música de um dos grandes compositores portugueses, Jorge Peixinho. Para além das obras do mesmo, é ainda tocada a obra de Costin Miereanu que serviu de inspiração para que Jorge Peixinho escrevesse Sax-Blue, interpretada neste recital. O projecto serve de mote para a gravação do primeiro disco em nome próprio, a ser lançado no final deste ano civil.






SOBRE O FESTIVAL NOVO PALCO

Uma das áreas mais prejudicadas pela pandemia do novo coronavírus Covid-19 foi a cultura, que engloba artistas, autores, compositores, técnicos de som, de palco e de multimédia, entre muitas outras profissões ligadas a este enorme setor.

No sentido de apoiar os agentes culturais locais, a Câmara Municipal de Alcobaça apresenta o festival NOVO PALCO, um evento cultural multidisciplinar com artistas e grupos do concelho, a ter lugar no Cine-Teatro de Alcobaça e no Centro Cultural Gonçalves Sapinho.

 

 

NOTA: ESPETÁCULOS SUJEITOS A CONFIRMAÇÃO MEDIANTE AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO PANDÉMICA

Ficha técnica

Ficha Técnica:
Intérprete - Philippe Trovão