O Balão Vermelho
Sinopse
O jovem menino Pascal encontra um grande balão vermelho atado a um poste de luz e decide desamarrá-lo. Nesse momento, inicia-se uma forte ligação entre os dois, que passeiam juntos e brincam pelas ruas da cidade. A cada cena, o balão ganha vida e personalidade, um personagem tão real quanto o garoto.
O filme prioriza mais as imagens do que as palavras. A forte cor vermelha do balão contrasta com a cidade cinza e habitada por pessoas indiferentes, cruéis e invejosas. O balão brinca com o menino e acompanha-o pelas calçadas de Paris como um animal de estimação, mas a amizade entre eles é ameaçada por figuras de autoridade na escola, na igreja e no próprio lar.
As crianças mais pequenas identificam-se com a inocência, o imaginário e a pureza da envolvente de um menino e do seu balão. Já as mais velhas conseguem entender melhor a narrativa e compreendem de uma forma mais profunda o bullying sofrido por Pascal, quando este é perseguido por um grupo de crianças determinado a capturar e a destruir o balão.
Realizado por Albert Lamorrisse, França, 1956. Música de Filipe Miranda e Lisete Santos.
Produção: 1bigo – artistas e eventos
Prémios: Óscar de melhor roteiro original, grande prémio do Festival de Cannes e melhor filme educativo da década.