23
jul2022
16h00 Até 17h30

"O Perigoso Pacifista" | 47ª Feira do Livro da Nazaré

Nazaré
Centro Cultural da Nazaré Centro Cultural da Nazaré
Livro

Sinopse

Apresentação do livro "O Perigoso Pacifista - Histórias de Adriano Correia de Oliveira", banda desenhada da autoria de João Mascarenhas e Paulo Vaz de Carvalho. A sessão contará com a presença de João Mascarenhas e Carlos Rosa, em representação do Centro Artístico Cultural e Desportivo Adriano Correia de Oliveira.
 
A música de Adriano Correia de Oliveira marcou profundamente a vida de Portugal antes e depois do 25 de Abril, e foi uma das peças fundamentais com que se construiu o país democrático em que hoje vivemos. Durante muito tempo injustamente esquecida, a obra de Adriano é homenageada neste livro que, através de depoimentos daqueles que privaram directamente com o cantor, recolhidos por Paulo Vaz de Carvalho e João Mascarenhas, mostra um lado mais divertido e mais humano de uma das mais importantes vozes portuguesas da segunda metade do século XX. Um livro que inclui um CD com sete dos seus maiores êxitos, e que nos relembra que naqueles tempos, “Revolução” rimou muitas vezes com “canção”.
 
A Seita e o Centro Artístico Cultural e Desportivo Adriano Correia de Oliveira associaram-se para esta edição, inserida nas comemorações do nascimento de Adriano, uma obra desenvolvida em conjunto por dois autores ligados, não só à Associação, mas também à memória e vida de Adriano, especialmente Paulo Vaz de Carvalho, que com ele privou ao longo da sua vida, e que ajudou a relembrar e a fixar momentos do dia-a-dia de uma vida que marcou os inícios do Portugal em que vivemos. João Mascarenhas, autor de banda desenhada já confirmado e com obra feita, dedicou-se a ilustrar esta biografia, mas também, em muitas das suas páginas, a Coimbra dos seus tempos de estudante, a mesma Coimbra que ajudou a criar a pessoa de Adriano Correia de Oliveira.

Ficha técnica

Organização:
Biblioteca da Nazaré
 
Patrocinador principal:
AL, Fábrica de Material Eléctrico S.A
 
Parceiros:
ACISN, CERCINA, Mútua dos Pescadores, AEN, Junta de Freguesia da Nazaré, Município da Nazaré
 
Parceiros media:
Rádio Nazaré, Região de Cister, Região da Nazaré

Outras informações

Evento inserido nas comemorações nacionais do 80º aniversário do nascimento de Adriano Correia de Oliveira.