07
Jul2019 Domingo
16h30 Até 18h15

O Quebra-Nozes

Torres Vedras
Teatro-Cine de Torres Vedras Teatro-Cine de Torres Vedras
Dança

Sinopse

Na sua Gala de final de ano, a Escola de Dança Movimento apresenta o bailado “O Quebra-Nozes” - uma das grandes obras do Ballet clássico e uma peça intemporal. Com estreia no Teatro Imperial Mariinsky, em 1892, este bailado contou com música de Tchaikovski, libreto de Mario Petipa, baseado no célebre conto de E.T.A Hoffmann “O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos” (1818), e coreografia original de Petipa e Lev Ivanov.

Nesta famosa história de natal, contam-se as aventuras fantásticas de Clara e do seu boneco Quebra-Nozes, através de uma viagem tão mágica como açucarada, cheia de estranhas peripécias e surpresas. Por entre batalhas e delicadas coreografias, surgem personagens tão inesquecíveis como a Fada do Açúcar, o Temível Rei dos Ratos ou um endiabrado exército de soldadinhos de brincar, povoando um mundo mágico onde não se distingue o sonho da realidade.

Clara e o Quebra-Nozes dançam por esse reino fantástico, povoado de objetos que ganharam uma estranha vida própria e partilham momentos tão delicados e divertidos como a célebre valsa dos flocos de neve ou as danças do chá, do café e do açúcar. Uma peça sobre a dádiva, plena de magia e pequenos significados, uma história simples sobre os gestos de dar e receber, sobre a estranha importância que as coisas mais simples podem possuir.

Na sessão de domingo, a Dança Contemporânea e Criativa, o Hip Hop, o Jazz e o Sapateado apresentam as suas interpretações coreográficas deste Conto de Hoffmann numa viagem dançada pelo imaginário fantástico do Quebra-Nozes e das suas personagens.

Dois espetáculos imperdíveis, para miúdos e graúdos, onde o reino da fantasia e da ficção nos oferecem um Natal antecipado. Mas como diz o ditado, o verdadeiro espírito do Natal está lá sempre, desde que assim o desejemos…

 

Programa

6 de julho | 21h30

O Quebra-Nozes

Bailado Clássico em II Atos, adptação de Arlane Aragão e Maria Borges, a partir de “The Nutcracker”, de Peter Wright - The Royal Ballet.

Classes de: Ballet e Técnica de Dança Clássica

 

7 de julho | 16h30

O Quebra-Nozes

Interpretações coreográficas do conto “O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos”, de E. T. A. Hoffmann

classes de: Dança Contemporânea, Criativa, Hip Hop, Jazz e Sapateado

Ficha técnica

Direção Artística: Arlane Aragão e Maria Borges

Coreografias: Arlane Aragão, Dário Pacheco, João Cabaça, Maria Borges e Mónica Figueiredo

 

M/6 anos

5,00