Officium Ensemble
Sinopse
OBRAS PRIMAS DA RENASCENÇA
Música Sacra de Palestrina, Tallis, Allegri, Lassus, Lotti, Lobo e Brito
O Officium Ensemble tem-se estabelecido como um dos mais proeminentes grupos vocais portugueses dedicados à música antiga. A pureza do som que lhe é característico advém do trabalho de fusão, emissão e equilíbrio que o grupo tem desenvolvido desde a sua criação, sob a direção de Pedro Teixeira. Aliados a esta característica, o empenho e expressividade dos cantores do ensemble têm levado Officium Ensemble a ser aclamado pelas suas performances marcantes, comprometidas e consistentes, em que a resposta ao texto desempenha um papel essencial.
O repertório que domina e no qual se especializou estende-se por todo o período do Renascimento e início do Barroco, dedicando-se com especial enfoque à música antiga portuguesa e especificamente à música da Sé de Évora, abarcando também as escolas franco-flamenga, espanhola e inglesa da era Tudor.
Neste concerto o grupo dedica-se às obras da polifonia renascentista que deixaram a sua marca na história da música ocidental e que passaram a ser vistas historicamente como verdadeiras obras-primas, de que são exemplo a Missa Papae Marcelli, de Palestrina e o Crucifixus a oito vozes escrito por Antonio Lotti.
Pedro Teixeira, direção
Entrada Livre
CISTERMUSICA 2019 – parceria com a Rede Cultura 2027