03
May2023 Wednesday
21h30
OFICINA COREOGRÁFICA 2023 | Das raízes abertas como feridas
Sinopse
Interessou-nos criar uma genealogia das estórias, das raízes coletivas. Formámos um rizoma.
Uma ficção de realidades entre o documento e a metáfora. Como quem conta um sonho.
Sonho enquanto lugar-raiz que expõe e esconde, lugar-ferida como quem vê e sente por
dentro o que se esconde na fantasia.
Conhecer quem está à frente.
Revelar.
Abrir a ferida em vez de esconder a cicatriz.
Raiz.
Ficha técnica
OFICINA COREOGRÁFICA 2023 | DIA MUNDIAL DA DANÇA . 3ª edição
Conceito e Coordenação Geral: Magda Matias | Associação ESTUFA
Direção Artística: Ângelo Cid Neto / Associação ESTUFA
Conceção Coreográfica: Ângelo Cid Neto e Teodora Vujkov / Escola de Dança Movimento
Direção Musical:Rodrigo Cardoso/ Conservatório de Música da Física
Intérpretes:
DANÇA Escola de Dança Movimento / Associação ESTUFA
MÚSICA Escola de Música Maldonado Rodrigues / Conservatório de Música da Física
Coprodução: Associação ESTUFA e Teatro-Cine de Torres Vedras
A Oficina Coreográfica constitui-se enquanto dispositivo artístico e pedagógico que tem como finalidade o diálogo criativo e a partilha de experiências e conhecimentos que enriqueçam artisticamente os seus participantes e o seu pensamento crítico em torno das práticas artísticas contemporâneas.
Reconhecendo as distintas gramáticas de criação que caracterizam a Dança e a Música, o projeto pretende estimular o cruzamento de sensibilidades, permitindo que jovens músicos e bailarinos em formação se relacionem num contexto artístico específico. Mais do que o resultado final, esta iniciativa visa instituir um dispositivo criativo processual, procurando promover um processo pedagógico partilhado e continuado, mediado por duas linguagens que, apesar de frequentemente complementares, se afirmam como meios autónomos de expressão.
Ao retirar os músicos e os bailarinos da sua usual zona de conforto, permitindo-lhes novas experiências e regimes de interatividade, a Oficina Coreográfica procura aproximar os seus participantes através do desenvolvimento de diversas ações paralelas como oficinas de movimento e residências de criação que culminam numa apresentação pública. Ao lançar este desafio, o Teatro-Cine de Torres Vedras e a Associação ESTUFA desejam dotar os participantes de ferramentas criativas, investindo num espaço laboratorial, capaz de proporcionar o desenvolvimento de uma via de criação coletiva e de um corpo artístico comum.
Um corpo capaz de dançar e de se fazer escutar. Um corpo que se constitui mapa de uma nova territorialização, constituído a partir de uma linguagem própria, estabelecida através do confronto e respeito, interação, dedicação e generosidade de todos os participantes. Um corpo que permita criar novos territórios para explorar, envolver e habitar criativamente.
Outras informações
M/6 anos
Entrada Livre