18
jun2022
17h00 Até 18h00

PÁSSAROS E COGUMELOS

Alcobaça
Parque Verde de Alcobaça Parque Verde de Alcobaça
Natureza Música

Sinopse

18 de junho
17h00
 
PÁSSAROS E COGUMELOS
 
PARQUE VERDE DE ALCOBAÇA
 
 
O espetáculo “Pássaros & Cogumelos”, dedicado à faixa etária do primeiro ciclo, surge no seguimento de “As árvores não têm pernas para andar”, um espetáculo dedicado à faixa etária do pré-escolar que estreou em outubro de 2020.
Apesar de não ser evidente no título, o que é propositado, continuarei o meu trabalho em torno do mundo maravilhoso das árvores. No espectáculo “As árvores não têm pernas para andar” foram dadas algumas noções abrangentes sobre árvores, incidindo depois em três árvores bastante distintas: o sobreiro - árvore nacional de Portugal, a cerejeira - árvore nacional do Japão, e o embondeiro - árvore nacional de Madagáscar.
Neste novo espectáculo, que funciona de forma independente, e que está ainda num estado embrionário, a ideia é chegar um pouco mais longe na temática das árvores através de dois elementos que com elas estão relacionados: os pássaros e os cogumelos. Há muitos outros aspectos que serão tidos em conta mas, de forma sucinta, enquanto os pássaros vivem no cimo das árvores e são essenciais no transporte de sementes para lugares longínquos, os cogumelos vivem na base das árvores e estabelecem com estas relações simbióticas, essenciais à sobrevivência de ambos.
A isto aliam-se dois aspectos musicais que figurarão no espectáculo: Olivier Messiaen (1908 - 1992), compositor francês que era também ornitólogo e que transpôs cantos de pássaros para algumas das suas composições e John Cage (1912 - 1992), compositor norte-americano que era também especialista em cogumelos. No espectáculo a música será interpretada ao vivo por mim num instrumento chamado toy piano, um piano em miniatura.
Este é o ponto de partida para a criação de “Pássaros & Cogumelos” que, pela experiência bem-sucedida, contará com a mesma equipa do espetáculo “As árvores não têm pernas para andar”.
Joana Gama
 
 
 
Criação e interpretação - Joana Gama;
Música - João Godinho; Ilustrações - Francisco Eduardo; Cenografia - Eles®.
 
Público alvo: Famílias e crianças (5 - 10 anos) | Entrada livre