01
dez2021 quarta
00h00
Até
31
dez2021 sexta
00h00

Peça do Mês de Dezembro

Porto de Mós
Museu Municipal de Porto de Mós
Museus

Sinopse

Designação: “Presépio”
Datação: 1982
Material: cerâmica de barro vermelho
Técnica: Modelação
Autor e Doador: Francisco Jorge Furriel
Nasceu na freguesia do Alqueidão da Serra, concelho de Porto de Mós, a 19 de Outubro de 1925 e faleceu na mesma localidade, a 18 de Janeiro de 2014.
Foi desenhador, modelador, ceramista, pintor, escritor e um autodidacta das ciências naturais, principalmente das áreas da Geologia, Paleontologia e Arqueologia. A ele se deve a fundação do Museu Municipal de Porto de Mós, num sonho que concretizou em 29 de Junho de 1989.

Dezembro: um mês associado ao Natal e às tradições da família toda junta. E, neste ano de 2021, o próximo Natal será para muitos como o nascer de novo na festividade em família, após a pandemia. Um simbolismo diferente na valorização dos afetos presenciais. De forma a comemorarmos o Natal, seleccionamos o “Presépio” onde podemos observar a forma de o representar pelo seu autor Francisco Jorge Furriel, com a representação central a cena principal (Natividade) no momento em que os três reis magos, Baltazar, Belchior e Gaspar, entregam as oferendas de ouro, incenso e mirra. Destaque-se também a presença do pastor (em representação da simplicidade humana), havendo duas figuras masculinas de fundo, os músicos, como que a acentuar a festividade do acontecimento do nascimento do Salvador.
Que este Natal todos possamos sentir-nos inseridos nesta grande festividade em família, que possamos celebrar o verdadeiro significado do Amor e da União!
Feliz Natal

 

Museu Municipal de Porto de Mós