05
dez2021 domingo
15h00
Até
19
dez2021 domingo
19h00

Percurso

Cadaval
Paínho- Antigas instalações da Painhense . Em frente à praça da Aldeia
Artes Plásticas Artesanato

Sinopse

Percurso

Exposição de Sr Serafim

©Jaime Rodrigues

Reúne num espaço único os dois anos de trabalho de Jaime Rodrigues enquanto criativo da marca Sr. Serafim.

Englobando todos os caminhos e fases atravessadas neste período, revela ao público que a evolução anda de mãos dadas com uma permanente insatisfação e a vontade de obter resultados, visualmente apelativos, pela utilização de materiais normalmente descurados.

“Percurso” marca o fim de um ciclo. Ciclo que se iniciou por acaso e num acaso termina.

Há dois anos atrás por mero acaso, ao arrumar antigas moedas de Reís e Escudos procurou a forma de, com elas,  criar pregadeiras e pulseiras para, nesse Natal, oferecer a familiares e amigos. Depois… os CD`s, os Mixed, os Cristais e a constante procura de outros materiais “arrumados” ou obsoletos, mas que não fosse comum sua (re)utilização.

Pelo meio do caminho a marca ”Sr Serafim”, afinal eram dele as primeiras moedas utilizadas e o local de criação que, sob o olhar atento e aconselhador de Jorge Romão, evoluiu para o Espaço Sr Serafim (hoje a imagem de marca da própria marca ).

Fascina o a descoberta do processo de transformação, sem tutoriais, com experienciação intensa – a tentativa e erro. Não cria para ser belo, mas para se surpreender a próprio.

“Percurso” traz à luz sua última vereda. O Pouring sobre madeira, onde procura escapar à convencionalidade dos materiais substituindo as telas por madeira e as tintas acrílicas, quase na totalidade, por tintas de parede. O olhar e o comentário do visitante serão o melhor avaliador.

E foi um acaso que o levou ao local onde decorre “Percurso”. O mesmo local onde Sr Serafim no final do anos 60, teve seu primeiro espaço comercial.  

Dois acasos, o momento certo para encerrar o, atual, ciclo e fazer balanço desse Percurso.