17
abr2021
11h00
Até
06
jun2021 domingo
00h00

PIN, de João Mota da Costa, e Colosso de Rodrigo Simões Cardoso

Tomar
CEFT - Casa do Cubos
Fotografia

Sinopse

A primeira das exposições do Ciclo em Fotografia e Território, promovida pelo Centro de Estudos em Fotografia de Tomar (CEFT), apresenta 2 projectos: PIN, de João Mota da Costa, com uma abordagem fotográfica realizada no Concelho de Óbidos, cujo ponto de partida foi o Decreto Lei que regulamenta os projectos PIN (Projecto de Interesse Nacional), no qual se autoriza a construção em áreas de paisagem protegida da costa portuguesa. Colosso, de Rodrigo Simões Cardoso, é um conjunto de imagens derivadas do interesse numa formação rochosa invulgar, algures na costa portuguesa. Ambos os projectos exploram zonas próximas de um dos grandes marcadores visuais da identidade paisagística portuguesa, a costa marítima, no de João Mota da Costa vincando-se a tensão entre o território, a ecologia e a preservação/destruição e os interesses económicos, e no caso do Rodrigo Cardoso, para analisar a paisagem através de uma fragmentação em diferentes escalas, de linhas e formas de uma anatomia peculiar, numa amplitude que se inscreve entre a busca da essência na, e da, natureza, e o traço na paisagem que o homem e o tempo nela vai inscrevendo. 

 

 

Ficha técnica

João Mota da Costa - (1954). Exerce Medicina na especialidade de cirurgia de mão. Iniciou o seu percurso na Fotografia em 1969, exibindo e publicando com maior regularidade desde 2011. Estudou no Atelier de Lisboa, e terminou a Pós-Graduação em Discursos de Fotografia Contemporânea na Faculdade de Belas Artes de Lisboa.

Rodrigo Simões Cardoso - (Lisboa, 1973). Fotógrafo, vive e trabalha em Lisboa. Completou o curso de fotografia do AR.CO em 1996, e o curso avançado de fotografia na escola MauMaus em 1997. Concluiu o curso de Projecto e Construção de um Livro orientado por António Júlio Duarte e David-Alexandre Guéniot no Atelier de Lisboa entre 2017 e 2019, e residência artística com Jem Southam na Serra do Açor em 2019.

Programação - João Henriques

https://fotografiaeterritorio.ceft.pt