16
nov2019
10h00
Até
28
mar2021 domingo
17h30

Pliegues

Marinha Grande
Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro - Edifício da Resinagem
Museus

Sinopse

Autodidata no mundo do vidro e com uma carreira de cerca de 50 anos, Pedro García é um pioneiro e um dos escultores mais conhecidos do vidro contemporâneo espanhol. 

Pliegues dá-nos a conhecer os seus trabalhos mais recentes, realizados em vidro e metal, sendo a natureza a principal fonte de inspiração das suas obras. Realizadas em vidro laminado termoformado a altas temperaturas, as esculturas de Pedro García surpreendem-nos pela sua organicidade e texturas irregulares, bem como pelas inclusões no vidro dos mais inverosímeis objetos, orgânicos e inorgânicos.

Para Pedro García a exposição Pliegues mostra-nos “pequenos detalhes, ou fragmentos de vida, que tornam o Vidro um universo rico em relacionamentos, pensamentos, contradições e alegrias, enquanto cortes e ruturas profundas, típicos das experiências vividas. O Ferro, que além de um poderoso e sólido suporte, proporciona-nos beleza e uma combinação estrutural, de qualquer macro-construção que se preze, conferindo segurança e firmeza às obras apresentadas, criadas para encher de energia e felicidade aqueles que desejam possuir cada uma das obras concebidas”.

Ficha técnica

Organização e produção: Câmara Municipal da Marinha Grande

Coordenação executiva: Tânia Rosa Martinho

Revisão de texto: Paula Maia

Tradução: Carmen Cruz

Apoio técnico museográfico: Umbelina Sobral, Beatriz Leal, Abel Aniceto, José Ramos

Design: António Guilherme