27
fev2021
21h30 Até 22h30

Quarteto de Saxofones | SAMP participa na iniciativa Centro Cultural

Leiria
Galeria Banco de Portugal - Leiria
Música

Sinopse

O Município de Leiria vai lançar o projeto Centro Cultural, com um conjunto de espetáculos culturais com transmissão online, de áreas como o teatro, a música, a dança ou o canto, envolvendo diversas instituições culturais do concelho. Esta aposta resulta da necessidade de continuar a promover a cultura no contexto pandémico, oferecendo uma alternativa aos tradicionais espaços culturais que se encontram encerrados.

A programação é apresentada na página da Leiria Cultura, num conjunto de espetáculos que percorrem os espaços culturais do Município, desde teatros, biblioteca, museus ou galerias, nos serões de sexta, sábado e domingo, sempre com início às 21h30.

A SAMP participa desta iniciativa no dia 27 de fevereiro (sábado), com uma performance do Quarteto de Saxofones composto por Ana Simões (saxofone soprano); Joel Rodrigues (saxofone alto); Bruno Homem (saxofone tenor); Alberto Roque (saxofone barítono).

 

O saxofone foi inventado por Adolph Sax, em meados do século XIX. O primeiro instrumento desta família terá sido um saxofone mais grave, mas logo o senhor Sax tratou de criar a restante família e até chegou a construir uma variação de saxofones que, pela sua transposição, facilitavam a leitura de partituras de outros instrumentos mais usuais tais como o piano ou o violino, tornando a sua invenção mais fácil de vender. Claro está, além de Luthier o senhor Sax teve sempre uma visão avançada do marketing da época! Dos vários instrumentos da família, há quatro que são mais usuais e que, por permitirem um âmbito de notas semelhante às vozes humanas, receberam o nome das vozes do coro: soprano, alto, tenor e barítono. E assim, juntos, constituem a clássica formação Quarteto de Saxofones! Uma outra característica da invenção do senhor Sax, talvez a mais importante, é o som único e versátil do saxofone com capacidade de se fazer ouvir na rua à semelhança dos trompetes, trombones e demais instrumentos habituais nas fanfarras. É uma característica que supera em muito a capacidade sonora – de se fazer ouvir mais longe – das flautas e dos clarinetes. Por esta razão, o saxofone foi incluído rapidamente nas fileiras das bandas filarmónicas militares e amadoras do mundo inteiro, formações que performam habitualmente em desfile nas ruas e não só. O saxofone também tem na SAMP uma forte presença e para o demonstrar os professores da Escola de Artes, Joel Rodrigues e Bruno Homem, juntaram-se com a ex-aluna Ana Simões e com o maestro Alberto Roque. Neste mini concerto, para a programação online Leiria Cultural, apresentam um repertório ligeiro e ligado ao jazz.

 

Esta aposta coincide também com a transformação da página de Facebook da LeiriAgenda em Leiria Cultura, uma página que assume uma nova dimensão: deixa de ser um espaço com uma vocação quase exclusiva de agenda cultural, assumindo-se também como um palco, no espaço digital, para a cultura do Município de Leiria.

Outras informações

QUARTETO DE SAXOFONES SAMP

DATA: 27 de fevereiro de 2021 (sábado) | 21h30
LOCAL: Página de Facebook da Leiria Cultura