01
dez2021 quarta
00h00
Até
20
fev2022 domingo
00h00

Relógios despertadores

Alvaiázere
Museu Municipal de Alvaiázere
Museus

Sinopse

A presente exposição de relógios despertadores foi criada a partir da coleção particular de Vítor Marques, e conta com 92 exemplares de vários tipos.

Os exemplares mais antigos desta coleção datam de inícios do século XX, e usam mecanismos de corda para o seu funcionamento. Entre estas dezenas de relógios contam-se modelos sem campainha, mas também modelos que usam uma ou várias campainhas para a sua função de despertar. Nesta mostra existem, contudo, quatro relógios que, pela antiguidade ou raridade se destacam, recebendo um lugar de relevo no contexto expositivo. 

Além dos despertadores comuns, também estão em evidência nesta coleção os relógios de viagem, com caixa de transporte e até um rádio-relógio, que usa simultaneamente sistemas de corda e de pilhas no seu funcionamento. 

Apesar de contar com relógios de locais tão díspares como a URSS, a Roménia, a China ou os EUA, e de as marcas relojoeiras alemãs e suíças estarem bem representadas nesta coleção, são os relógios da marca portuguesa Reguladora que se evidenciam em quantidade e tipologia – dos antigos aos mais recentes, dos fabricados em latão aos feitos em plástico, dos que não apresentam tonalidade aos relógios de cores mais apelativas, a marca Reguladora é representada por 21 exemplares nesta coleção.

Portanto, através desta mostra torna-se possível contar uma história da relojoaria nacional e internacional durante o último século, além de se pretender evidenciar a evolução deste tipo de aparelho, que aparentemente sofreu poucas mutações ao longo dos anos, mas que continua em permanente atualização.