Rui da Costa Lopes | Homenagem
Sinopse
De 18 de Dezembro de 2021 a 29 de janeiro de 2022 decorrerá na Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras uma exposição de trabalhos de Rui da Costa Lopes.
Integram esta exposição trabalhos produzidos nos últimos 10 anos de vida do autor, na sua maioria ilustrações de personagens e episódios dos romances de Eça de Queiroz, e representações gráficas de ideias, pensamentos, cenas do quotidiano, conjugando desenho e texto (núcleos “Os dias de Catarina” e “Os Gatos e os Ratos”).
Ficha técnica
Rui Costa Lopes.
Nasceu em Torres Vedras em janeiro de 1944.
Licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa e foi Mestre pela Universidade Nova, com uma tese sobre o ideário filosófico de Eça de Queiroz (“O segredo do cofre espanhol”, INCM, 2000).
Foi professor de Filosofia do Ensino Secundário.
Dedicou muito do seu tempo a ler, a escrever e a desenhar: a escrita e o desenho seriam sempre por si utilizados como meios privilegiados de intervenção social e política.
Alguns dos seus “bonecos” foram publicados no extinto Diário de Lisboa e nas igualmente extintas revistas Alcance e Portugueses.
Escreveu teatro (Rui Ramiro, em 1982 e A queda e o coice, em 1987) e mereceu o prémio Ferreira de Castro 1996 pela novela A Siberiana.
Entre 2008 e 2011 frequentou a aula de Desenho da Sociedade Nacional de Belas Artes.
Geriu desde 2006 o blog “Portugal, caramba!”, onde continuou a desenhar e a contar histórias.
Faleceu na sua casa da Feliteira em agosto de 2019.
Outras informações
Data: 18 de dezembro a 12 de fevereiro 2022
Local: Sala 3, Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras