02
out2020 sexta
21h15 Até 22h15

Sessão evocativa da Entrada de D. José Alves Correia da Silva na diocese de Leiria

Leiria
Catedral de Leiria
Pensamento

Sinopse

Este ano, a diocese de Leiria-Fátima está a comemorar o centenário da entrada do bispo D. José Alves Correia da Silva. A fim de assinalar a efeméride, na sexta-feira dia 2 de outubro, às 21h15, será feita uma sessão evocativa na catedral de Leiria daquele que foi o primeiro bispo de Leiria depois da restauração.

O evento conta com a organização do Departamento do Património Cultural da Diocese e cujo diretor, Marco Daniel Duarte, fará a conferência inicial. Depois deste momento, Manuela Mendonça, presidente da Academia Portuguesa da História, apresentará a publicação das Atas do Congresso evocativo do Centenário da Diocese que ocorreu nos dias 17 a 19 de maio de 2018, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.

Para além destes dois oradores, os presentes no serão poderão ouvir umas palavras do atual bispo, D. António Marto, bem como um apontamento musical a cargo de João Santos, organista titular da Sé de Leiria.

Em virtude das contingências respeitantes à atual pandemia, a presença será limitada aos lugares disponíveis na Sé pelo que deverão contactar a organização através do email [email protected] No entanto, todas as pessoas poderão assistir à evocação já que está prevista a sua transmissão através dos canais da Diocese, nomeadamente pelo Youtube (https://youtube.leiria-fatima.pt).

Ficha técnica

José Alves Correia da Silva, primeiro bispo da diocese restaurada

Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento do Património Cultural da Diocese

 

Apresentação das Atas do Congresso evocativo do Centenário da Diocese

Manuela Mendonça, presidente da Academia Portuguesa da História

 

Palavra do Bispo Diocesano

Cardeal D. António Marto

 

Momento musical

João Santos, organista titular da catedral de Leiria 

 

Johann Sebastian Bach (1685-1750)
 
  • Prelúdio em Dó Maior BWV 545i
  • Coral “Herzlich tut mich verlangen” BWV 727
  • Coral “Liebster Jesu, wir sind hier” BWV 731
  • Fuga em Dó Maior BWV 545ii