Sessões Fantasma | #3 - (Des)centralização
Sinopse
Com estas sessões, o Coletivo Fantasma pretende dinamizar um espaço público e informal de diálogo, dedicado à promoção do debate e do pensamento crítico em torno de temas centrais da cultura contemporânea nas suas mais diversas manifestações e expressões.
Partindo metodologicamente de uma perspetiva essencialmente local, o enfoque destas conversas visa o aprofundamento de questões ligadas a um território que nos é comum e centra-se em temas como a política cultural, a história, o património material e imaterial, a criação artística contemporânea, a formação artística e de públicos, o papel do associativismo local, a urgência da crítica cultural, as novas tecnologias, a sustentabilidade, as boas práticas ou a promoção de novas estratégias para a cultura.
As sessões fantasma convocam para o debate, além de alguns convidados, a sociedade civil e o tecido associativo local, procurando a afirmação de um espaço de cidadania dialógico e de pensamento partilhado, plural, inclusivo, isento, democrático e aberto a todos os interessados.
Na sua terceira edição, a Sessão Fantasma foca-se no tema da Descentralização Cultural e Artística, procurando através do diálogo, da partilha de experiências e de práticas abordar questões relacionadas com as estratégias operativas de processos de mediação e descentralização, combatendo as assimetrias de oferta do território, bem como os processos de colonização ou mera reprodução cultural.
O convite fica feito!
Ficha técnica
Moderador: Daniela Salazar (IHA-NOVA (UNL) / ARTERIA_LAB (UNIV.Évora))
Conversa com: Marcos Barbosa (Escola do Largo) | Rui Estrela da Silva (Estufa - Plataforma Cultural) | Joaquim Jorge (Antropólogo)
Temas em conversa: O que é a Descentralização Cultural? | Território e Assimetrias | Descentralizar vs. Colonizar | Estratégias de Descentralização: Formação, Mediação e Criação | Descentralização, Território, Comunidade e Identidade(s)