11
dez2021
16h00 Até 19h00

Sessões Fantasma | #4 - Redes e Comunidade

Torres Vedras
Roots, Parque Verde da Várzea, Torres Vedras
Etnografia Outro Multidisciplinar Pensamento Património imaterial

Sinopse

Na sua quarta edição, a Sessão Fantasma centra-se no tema das Redes de Cultura e no trabalho artístico com a Comunidade, enquanto dispositivos essenciais para o desenvolvimento da coesão social e territori-al, bem como mecanismos potenciadores de novos públicos e estratégias policêntricas de cooperação. Neste sentido, tomamos o trabalho das redes culturais como um meio de empoderamento sistémico, combate a assimetrias territoriais e uma via de aproximação comunitária, naturalmente complementar às dinâmicas culturais e artísticas desenvolvidas e fruídas localmente pelos públicos e agentes que, constantemente, reconfiguram a tessitura de uma comunidade específica.
 
Com estas sessões, o Coletivo Fantasma pretende dinamizar um espaço público e informal de diálogo, dedicado à promoção do debate e do pensamento crítico em torno de temas centrais da cultura contemporânea nas suas mais diversas manifestações e expressões.
 
Partindo metodologicamente de uma perspetiva essencialmente local, o enfoque destas conversas visa o aprofundamento de questões ligadas a um território que nos é comum e centra-se em temas como a política cultural, a história, o património material e imaterial, a criação artística contemporânea, a formação artística e de públicos, o papel do associativismo local, a urgência da crítica cultural, as novas tecnologias, a sustentabilidade, as boas práticas ou a promoção de novas estratégias para a cultura.
As sessões fantasma convocam para o debate, além de alguns convidados, a sociedade civil e o tecido associativo local, procurando a afirmação de um espaço de cidadania dialógico e de pensamento partilhado, plural, inclusivo, isento, democrático e aberto a todos os interessados.
 

Ficha técnica

Moderador: Jorge Reis (Emerge A.C)
 
Conversa com:
Andreia Besteiro (Gestora Cultural)
Fabion Marques (Sociedade Filarmónica Ermegeirense)
Paulo Lameiro (Rede Cultura 2027)
 
Temas em conversa: Redes e geografias policêntricas | Todas as redes funcionam? - Boas práticas e desafios | Arte, Comunidade e Formação Artística | Circulação artística e Programação em Rede