10
OutQuinta
10h00
Até
30
OutQuarta
18h00

Silêncio - A voz dos vencidos

Alenquer
Muse Damião de Goes e das Vitimas da inquisição

Sinopse

Com este LU.GAR.OCULTO instalação #4, procuramos quebrar este silêncio com vozes - reais, fictícias e ficcionadas - sugadas deste grande vazio prenhe de dor sublimada, alegrias secretas, e reflexões amargas. Articula-se a partir das pinturas de Carlos Augusto Ribeiro, que prolonga a vida de um heterónimo anónimo que iniciou a sua carreira em 2017 na exposição e livro DITO ISTO, - um pintor de anúncios e cartazes publicitários, um personagem que delapidou a vida publicitando utopias, revoluções e estratégias comerciais alienígenas. Este pintor anónimo tem uma obra secreta que produz uma série de “descortesias, rascunhadas em papeis velhos, enviadas para si próprio … apelos mortos do vazio interior. A ideia é o seu cão. Um rastro de palavras. Pó de giz.”

Conta ainda com intervenções multi-plataforma de José Barbieri, Rafael Del Rio e Eva Ângelo, realizadas a partir dos relatos de habitantes da vila, pequenas gotas em pedra dura…

Luís Correia Carmelo cria momentos performativos a partir do relato histórico da matança da Páscoa de 1506 e de Contos da tradição oral judaica.