18
fev2022 sexta
21h30 Até 22h40

Sílvia Real | Concerto n.º1 para Laura

Torres Vedras
Teatro-Cine de Torres Vedras
Dança

Sinopse

O palco como lugar de união, combate e utopia. E antes de tudo, o som. Sempre a música como motor: agir, reagir, resistir, re-existir. Permanecer no presente e ensaiar o desejo de um mundo novo e de novas formas de conviver. Acomodar o incómodo, abraçar o risco de falhar. Cantar, dançar, ousar comunicar da forma que melhor sirva uma intenção coletiva de mudança. Recusar a discriminação e as injustiças sociais que persistem e se agigantam à boleia de mais uma crise. Reconstruir, restaurar, rehumanizar.

Num tempo noturno de (im)possibilidades, Sílvia Real decidiu mergulhar na sua memória de três décadas de repertório artístico, um universo saturado de referências musicais ecléticas, personagens femininas marcantes e figurinos fantasma. Um mergulho íntimo do qual emergiram com um renovado fulgor palavras e canções que, outrora familiares, são agora apropriadas por uma banda em (des)construção, para dar voz ao que mais importa pôr em movimento: a empatia, a cooperação, uma ideia viva de revolução. Assim é Concerto n.º 1 para Laura, a mais recente criação de Sílvia Real, uma chamada à realidade e um apelo à ação, para o qual a coreógrafa convocou os seus cúmplices de longa data, o coreógrafo Francisco Camacho, a música Sofia Sequeira, a investigadora Simone Longo de Andrade, e os bailarinos e cocriadores Beatriz Valentim e Magnum Soares.

Ficha técnica

Direção artística: Sílvia Real
Coreografia: Francisco Camacho e Sílvia Real
Intérpretes: Beatriz Valentim, Magnum Soares e Sílvia Real
Direção musical: Ana Sofia Sequeira
Assistente musical: Sérgio Pelágio
Investigação na área dos Direitos Humanos: Simone Longo de Andrade
Apoio guarda-roupa (a partir do espólio de figurinos de Ana Teresa Real): Ainhoa Vidal
Desenho de luz: Frank Laubenheimer
Direção de Produção: Sofia Afonso
Produção Executiva: Isabel Machado
Comunicação: Susana Ribeiro Martins
Crédito Fotográfico: Sofia Afonso

Coprodutores: Uma produção Produções Real Pelágio em coprodução com São Luiz Teatro Municipal, Câmara Municipal de Castelo Branco e Câmara Municipal de Torres Vedras.

Apoios: A Produções Real Pelágio é uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura - Direção Geral das Artes e apoiada pela Câmara Municipal de Lisboa e pela SIB A Voz do Operário.

Outras informações

Preço: 5,00 euros

M/6