24
ago2021
18h00 Até 19h00

Sob a Terra

Pombal
Jardim do Cardal
Teatro

Sinopse

 

O espectáculo “Sob a Terra” foi uma das propostas selecionadas no âmbito do projeto-piloto “Não Brinques com o Fogo” promovido pela Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais e pelo Ministério da Cultura.

Entre os envolvidos neste projecto estiveram o dramaturgo Luís Mourão, responsável pelo estrutura dramatúrgica da peça e o processo criativo, o artista plástico Nuno Viegas, a artista Débora Umbelino (Surma), o realizador Álvaro Romão, responsável pelo documentário que regista o processo criativo e Frédreric da Cruz, Diretor da Companhia de Teatro Leirena e encenador da peça.

O espetáculo “Sob a Terra” é um projeto que pretende sensibilizar as comunidades para a valorização e conservação da floresta. A iniciativa integra-se no projeto-piloto “Não brinques com o fogo”, com o objetivo de promover a alteração de comportamentos das populações relativamente à preservação dos seus territórios e aos incêndios rurais, através da cultura e das artes performativas.

Além da sensibilização para alteração de comportamentos de risco face aos incêndios rurais e da valorização e proteção dos territórios, “Sob a Terra” apresenta uma dimensão documental relevante, tanto para memória futura como enquanto veículo de emancipação comunitária.

O projeto é da responsabilidade do Leirena Teatro e destaca-se pela sua conceção estética, como pelas parcerias estabelecidas com várias entidades culturais, e propõe-se desenvolver um trabalho artístico com as comunidades envolvidas, incluindo associações culturais locais.