18
dez2021
16h00
Até
26
mar2022
19h00

Spectacular Instability

Torres Vedras
Paços - Galeria Municipal Paços - Galeria Municipal
Multimédia Multidisciplinar Fotografia

Sinopse

“As obras trabalhadas pela artista Jéssica Gaspar no período de residência na RAMA é um desenvolvimento das suas pesquisas enquanto aluna finalista da ESAD.CR do Politécnico de Leiria. Nesta exposição, intitulada Spectacular Instability, a artista apresenta quatro obras em formato vídeo, fotografias e uma obra que implica uma relação directa com o espectador. Poderíamos dizer que essa obra é uma síntese do trabalho apresentado em que a dimensão visual, e performativa, nos confronta com a instabilidade do olhar, de perscrutar uma imagem que nunca iremos apreender na sua totalidade em confronto com a presença reflectida do contexto em que nos encontramos. As obras em formato vídeo, situam-nos em dois momentos que se contrapõem, porque são, por um lado, fragmentos de paisagens registadas a partir do trabalho de campo situado nas áreas da Maceira e Alfeiria. E por outro lado dois vídeos, realizados em estúdio, centram a nossa atenção sob o processo de transformação de sólidos sujeitos a diferenças atmosféricas. A sua pesquisa concentra uma ideia de paradoxo entre o que é visível de imediato e o que é quase invisível, como uma distopia do olhar sobre mundo em que vivemos, enquanto memória da natureza, e as radicais alterações a que está sujeito. Entre a utopia e uma ideia de melancolia, sobre as condições que podem alterar o nosso modus vivendi e deste modo a sobrevivência e a liberdade.”

João Silvério

(escrito no antigo acordo ortográfico)

Ficha técnica

Jéssica Gaspar

BOLSEIRA – BOLSA DE CRIAÇÃO DA RAMA | RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS

Formação: 2015/2018 – Licenciatura em Artes Plásticas, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa; 2018/2020 – Mestrado em Artes Plásticas, Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha.

Exposições:

2020 – Gato Vermelho, exposição coletiva online, Eletricidade Estética website; 2019 – Córnea Attack, exposição coletiva, Céu de vidro | Caldas da Rainha; Sicofantasias, exposição coletiva e curadoria, Céu de vidro | Caldas da Rainha; A Morte da Pintura, exposição individual, Biblioteca Municipal de Porto de Mós;

2018 – Simbioses, exposição individual, Biblioteca Municipal de Porto de Mós; Inside/Outside, exposição individual, Biblioteca Municipal de Porto de Mós.

2017/2018 – over & out, exposição coletiva, Museu de São Roque | Santa Casa da Misericórdia, Lisboa;

2016/2017 – over & out, exposição coletiva, Hospital militar da Estrela | Santa Casa da Misericórdia, Lisboa.

2016 – Participação no projeto Há um dragão no castelo, escultura e performance site-specific, Festival Paratissima, Lisboa;

2015/2016 – over & out, exposição coletiva, Museu das comunicações, Campus da ULHT, Lisboa.

2021 – Art in Lima, exposição coletiva, Torre da Caldeira Velha, Ponte de Lima;2021 –Cintilações e Reflexos-água, exposição coletiva, ESAD.CR, Caldas da Rainha.

Trabalhos públicos/ pintura mural:

2018 – Pintura mural coletiva, Sacavém, Lisboa;

2018 – Pintura mural coletiva, campus ULHT, Lisboa;

2017 – Pintura mural coletiva, campus ULHT, Lisboa;

2017 – O mar e a alimentação: pintura mural coletiva no supermercado E.Leclerc, São Domingos de Rana;

2016 – Caminhos: Pintura mural coletiva, campus da ULHT, Lisboa.

 

“…todo o meu trabalho tem como base uma profunda conexão com a natureza, florescendo a partir do trabalho de campo e de interação com a mesma, da observação dos seus ciclos de crescimento e da passagem do tempo sobre as formas orgânicas. Procuro explorar as dinâmicas próprias de diversas matérias como os líquenes, fungos, a água, o fogo, o fumo e a luz, trabalhando a par com instrumentos de captação de vídeo e de som de forma a conseguir absorver parte dessa essência orgânica e transporta-la para o interior do espaço de exposição, criando peças mais envolventes e que estimulem diferentes sentidos.”

 

jessicapgaspar.wordpress.com  

Outras informações

Data: 18 de dezembro a 5 de março 2022

Local: Sala 2, Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras