18
jun2022
17h00
Até
30
jul2022
18h00

Tágides

Alcanena
Artspace- Alcanena
Artes Plásticas

Sinopse

Pintor, ilustrador, professor, João Heitor Chichorro nasceu em Torres Vedras em 1944. Concluiu o curso de Pintura na Escola Superior de Belas Artes do Porto em 1972 e, à semelhança de outros jovens artistas plásticos da sua geração, também despertou para as artes no Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, nos fervilhantes anos de 1970, enquanto adolescente já a residir na cidade do Mondego. Aqui começou a desenvolver o seu talento, sobretudo com o mestre brasileiro Waldemar da Costa. 

Chichorro é um artista plástico consagrado e está representado em diversas coleções particulares, galerias e museus. 

Ficha técnica

A exposição é composta por um núcleo de aproximadamente 90 trabalhos, desenvolvidos em pinturas a óleo e desenhos a aguarela e tinta-da-china, que têm como tema central a mulher.

Partindo do imaginário das Tágides, figuras da mitologia grega que habitavam o rio Tejo, e às quais o escritor Luís de Camões pediu inspiração para compor a sua obra “Lusíadas”, o artista apresenta um conjunto de obras onde a mulher surge como musa/ninfa, - quase sempre desnudada – com expressões faciais espontâneas, representando-as tanto a solo como em narrativas visuais mais habitadas.

No próprio corpo de trabalho do artista, constituído ao longo de mais de 60 anos, o nu feminino foi um dos temas mais recorrentes.