Teatro "Quadros Vivos de Caravaggio"
Meritopelago, Lda.
Sinopse
Encenada por Ricardo Barceló, a peça foi estreada em Portugal em 5 de Maio de 2019 na Igreja de São Roque e esteve em cena durante dez sessões, recebendo mais de dois mil espetadores.
Quadro a quadro, assistimos às recriações das obras do pintor, testemunhando também a harmonia da música e dos movimentos na construção e desconstrução de cada cena. Em cada intervalo, experienciamos também a expressividade dos atores, criando uma expectativa pelo que virá de seguida. As dramatizações são acompanhadas por melodias barrocas de compositores como Mozart, Bach e Vivaldi e trabalhadas com luz por forma emular o efeito luminoso característico das obras do pintor italiano.
Caravaggio pintou fundamentalmente temas religiosos. Nos seus quadros, em vez de adotar figuras etéreas delicadas e perfeitas para representar acontecimentos e personagens bíblicos, preferia modelos mais próximos das figuras do povo, procurando a realidade crua, palpável e quase sensorial da representação. Esta representação da irredutibilidade humana, incorporava a imperfeição e o mundano em cenas ousadas, características estas que distinguem inequivocamente as obras de Caravaggio.
Neste trabalho, exploramos este percurso em sentido inverso. Partindo de algumas das suas mais conhecidas obras, pretendemos dar-lhes a vida que teriam os modelos fora da tela. Ousamos, da mesma forma, reproduzir a intensidade retratada na própria imagem que teria inspirado o pintor.
Envolvido por um enquadramento musical que entendemos ir ao encontro da intenção estética e emocional que o pintor intencionou imprimir nos seus quadros, pretendemos devolver ao corpo, a rudez, a emoção e a intensidade pulsátil tão bem representadas por Caravaggio.
Ficha técnica
Encenação: Ricardo Barceló
Interpretação: Bárbara Cordeiro | Daniela Serra | Jan Gomes | Sofia Vasconcellos Gonçalves | Miguel Rebelo | Joana Rodrigues | Bruno Alves