22
jan2023 domingo
17h00 Até 18h00

Temporada Darcos & Vortice Dance Company | A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA

Torres Vedras
Teatro-Cine de Torres Vedras Teatro-Cine de Torres Vedras
Música

Sinopse

Certas obras, pela sua importância fulcral no contexto de uma linguagem artística, costumam ter por epíteto “há um antes e um depois”. Nada na Música Ocidental e no Ballet seria o mesmo depois da estreia d’A Sagração da Primavera, a 29 de maio de 1913, em Paris.

De um lado a música de Stravinsky, explosiva ruptura com os cânones da composição, tendo, contudo, na base, canções populares lituanas, o que confere uma unidade idiomática nem sempre percetível. Do outro, a inovadora coreografia de Nijinsky para os Ballets Russes, contrariando as dramaturgias convencionais, em movimentos de uma intensidade física e emocional sem paralelo. O bailado, dividido em 2 partes, A Adoração da Terra e O Grande Sacrifício, narra a história de um ritual tribal onde uma jovem deve ser sacrificada, como oferenda ao deus da Primavera.

Curiosamente, a estreia de Nijinsky no campo da coreografia ocorrera um ano antes, em 1912, com a obra Prélude à l’après-midi d’un faune, de Debussy. Para muitos, o início do Modernismo musical, esta é a obra mais famosa do compositor, que a escreveu entre 1891 e 1894.

Baseado no poema homónimo de Stéphane Mallarmé (1842-1898), onde encontramos um fauno ao despertar num fim-de-tarde, e as suas reminiscências de encontros amorosos com ninfas, são as sugestões e evocações de sensações que Debussy procura plasmar, ao invés da expressividade romântica então em voga. Dois temas melódicos trespassam o prelúdio: um, sinuosamente cromático, confiado à flauta, e outro, liricamente expressivo, nos instrumentos de corda.

Ficha técnica

S. Azevedo (n.1968)

Sinfonietta Semplice

 

N. Côrte-Real (n. 1971)

Rock, op. 14 B

 

C. Debussy (1862 – 1918)

Prelúdio à sesta de um fauno

 

Stravinski (1882 – 1971)

A Sagração da Primavera

I.Adoração da Terra

II.O Sacrifício

 

 

Coreografia: Cláudia Martins e Rafael Carriço, Vortice Dance Company

Orquestra Sinfónica da ESMAE

Direção musical: Nuno Côrte-Real

 

Outras informações

M/6

Preço:5,00 euros