No mês de maio, os Municípios de Ansião, Figueiró dos Vinhos e Pombal, no âmbito do projeto Territórios de Pedra, vão acolher o espetáculo comunitário “Pedras Contadas”.
O evento para maiores de 6 anos, é uma criação artística que resulta de um processo orientado pelo coletivo PELE, que tem envolvido participantes dos três Municípios parceiros, com o objetivo de valorizar a memória e a identidade do território.
Este espetáculo comunitário consiste num percurso sonoro e performativo, co-criado e interpretado por participantes de seis grupos locais, a partir das memórias individuais e coletivas ligadas à pedra. Em cada apresentação, o público será guiado por uma narrativa resultante do processo de pesquisa em cada território, num percurso que vai sendo pontuado por performances interpretadas pelos grupos de participantes.
O processo de co-criação do espetáculo tem envolvido seis grupos dos três Municípios, com participantes de várias gerações: Associação AMA (Associação Memória Avelarense), o Rancho Infantil Serras de Ansião, o Grupo Teatro “O Melinho” (Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello), grupo de idosos do projeto Agir Sempre + (Figueiró dos Vinhos), o grupo Trelear (Teatro Cine de Pombal) e o Coro Municipal Marquês de Pombal.
O espetáculo será apresentado em cada um dos três municípios, contando com a interpretação de todos os grupos da comunidade local.
Em Figueiró dos Vinhos, "Pedras Contadas" será apresentado, no dia 14 de maio, junto à Igreja de São João Baptista.