16
out2021
21h30 Até 23h00

TWB Ensemble “LEYRIATH, Música e Lendas: Cantigas de Santa Maria”

Leiria
Teatro Miguel Franco
Teatro

Sinopse

2021 é o ano de comemoração dos 800 anos do nascimento do Rei Alfonso X, avô de D. Dinis.

TWB Ensemble celebra esta ocasião levando o público aos tempos medievais, interpretando as célebres Cantigas de Santa Maria, atribuídas a Alfonso X.

Esta música, originalmente de carácter vocal, é agora apresentada em formato instrumental, podendo ser ouvida não só em concerto, mas nos discos mais recentes de TWB ensemble.

O grupo utiliza esta maravilhosa música para apresentar histórias de carácter mitológico, mantendo autenticidade cultural, e valorizando os saberes das eras passadas.

Conquistando o coração de milhares de ouvintes nos seus concertos online com as Cantigas de Santa Maria durante a Era Pandémica de 2020, o ensemble colocou coração e alma nestas obras; sendo percetível ao ouvir-se a sua música.

TWB Ensemble (The Wandering Bard) foi criado em 2017, lançando o seu primeiro álbum em 2018 com uma abordagem bastante inovadora; tendo como objetivo aproximar o público especializado e os novos públicos por meio de uma fusão de música clássica e folclórica. Nos anos que se seguiram, o ensemble abriu caminho para a área da música antiga, explorando repertório de épocas anteriores, incluindo a música medieval. O ensemble apresenta neste momento as lendas de Nunium, o Feiticeiro de Leyriath, um bardo do passado e figura equiparada a Merlin, juntamente com os seus arranjos inovadores das afamadas Cantigas de Santa Maria de Alfonso X, o Sábio.

Ficha técnica

Ricardo Alves Pereira: oud e narração
Esin Yardimli Alves Pereira: vielle
Nina Loureiro: percussão
Produção: CordaSonora