04
Jun2023 Sunday
16h30 Até 17h30

V Festival de Música Antiga de Torres Vedras | CIFRAS DE VIOLA" MÚSICA PORTUGUESA DO CODEX COIMBRA (SÉCULOS XVII E XVIII)

Torres Vedras
Ermida de Nossa Senhora da Purificação do Sirol
Monumentos Música

Sinopse

O recital aqui proposto - Cifras de Viola - é resultado do trabalho de recolha e transcrição de repertório do Manuscrito Musical 97 da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra – “Cifras De Viola Por varios Autores Recolhidas Pelo Licenciado Joseph Carneyro Tavares Lamacense”, também cohecido como Codex Coimbra.

A compilação de Tavares Lamacense é a maior do género para um só instrumento (viola de 5 ordens) - com mais de 200 obras inéditas, de grande qualidade e variedade.

Um programa íntimista, localizado no tempo histórico da acolhedora e bela Ermida de Nossa Senhora da Purificação do Sirol.

Ficha técnica

Tiago Matias: Guitarra Barroca

 

 

Programa


Cumbe 8º Tom (ff. 69v-70r)

Sarambeque 4º Tom de Abreu (f. 59r-v)

Meninas de Montemor 1º tom de Sylva (f. 54v)

Capona 5º Tom de Sylva (ff. 51v-52r)

Rojão 1º Tom de Marques (f. 26v)

Chacara 2º tom de Marques (f. 63v)

Fantasia 1º Tom de Monteyro (ff. 1r-2r)

Fantasia do 2º Tom [D.or Joseph Ferr.a Cordovil] (f. 76v)

Italiana 2º Tom do D.or Joseph Ferr.a Cordovil (f. 74v)

Marisapoles 4º Tom de Barros (f. 40r-v)

Alemanda de Pepo Licete (ff. 91v-92r)

Giga de Pepo Licete (f. 91r)

Cubanco 7º tom (ff. 56v-57r

 

Tiago Matias

Natural de Aveiro, Tiago Matias finalizou em 2002 o Curso Complementar de Guitarra Clássica no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, obtendo a classificação de 20 valores no exame final de guitarra. Concluiu em 2005 a licenciatura em Guitarra na Escola Superior de Música de Lisboa. Como bolseiro do programa Erasmus, estudou no Real Conservatório Superior de Música de Madrid durante o ano letivo 2003/2004. Foi galardoado em vários concursos de guitarra, destacando-se entre eles o 3º prémio no Concurso Legato (Porto, 2000) e o 1º prémio no “Música en Compostela” (Santiago de Compostela, 2004). Iniciou em 2005 o estudo de instrumentos antepassados da guitarra, como a tiorba, alaúde, vihuela e guitarras antigas. Neste âmbito da música antiga, colabora regularmente com os agrupamentos “Concerto Campestre”, “Vocal Ensemble”, “Orquestra Sinfónica Portuguesa”, “Ludovice Ensemble”, “Sete Lágrimas” e “Orquestra Barroca da Casa da Música”, entre outros.

Gravou 13 discos com alguns destes grupos e tocou nas melhores salas de concerto e festivais de música na Europa e Ásia. Em 2012, com Filipe Faria, fundou o Noa Noa, grupo que edita em 2014 “Língua”, o seu primeiro registo discográfico que é o disco de música erudita mais vendido em Portugal nesse ano. Seguiram-se “Língua 2” (2015), “En la mar” (2016) e “Palavricas d’amor” (2017). Em 2021 gravou e editou o primeiro disco a solo – Cifras de Viola - com obras inéditas do Manuscrito Musical 97 da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Como pedagogo, orientou masterclasses de alaúde e guitarra, lecionando as mesmas disciplinas no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, Escola de Artes da Bairrada e Conservatório Nacional (Lisboa). É diretor do Quartel das Artes (Oliveira do Bairro) desde janeiro de 2018 e doutorando em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra desde 2021.

Outras informações

Música para todos, nos espaços históricos do concelho

O Festival de Música Antiga de Torres Vedras, já na sua quinta edição, é um festival nómada que tem como objetivos a descentralização cultural, a revitalização e valorização do património histórico do concelho e a apresentação de um património musical histórico de excelência.

Composto por quatro concertos e uma atividade pedagógica, este ano o festival começa com uma homenagem a Carlos Bernardes, através de um profundo Requiem interpretado pelo prestigiado agrupamento vocal Olissipo, dirigido pelo maestro Armando Possante. Neste concerto teremos também uma forte valorização do património musical português, onde serão interpretadas obras de Frei Manuel Cardoso, Estevão de Brito ou Duarte Lobo. Polifonistas portugueses de "primeira água", reconhecidos em toda a Europa.

Com particular destaque para a música portuguesa do renascimento e do barroco, esta edição contará novamente com a presença de instrumentos históricos bem desconhecidos, que fazem parte do instrumentário europeu dos séculos XVI e XVII. Pela primeira vez neste festival teremos a "visita" da Charamela e da Sacabuxa, instrumentos tocados pelos ministrés, instrumentistas de sopro da renascença assim como a Guitarra barroca. Outros, como o alaúde, o cravo, o violino e o violoncelo barroco, já conhecidos neste festival, também soarão pelos templos históricos do concelho.

Pela bela igreja de Nossa Senhora da Oliveira em Matacães, teremos um concerto à luz das velas, proporcionando uma autêntica explosão de emoções através de alguns dos grandes e mais conhecidos compositores do período barroco como Vivaldi, Haendel ou Telemann. Por sua vez, a Ermida do Sirol, recebe um momento bem intimista dedicado à guitarra barroca e à música de Santa Cruz de Coimbra.

 

Uma autêntica viagem pelo riquíssimo património histórico do concelho de Torres Vedras através da música, práticas musicais e compositores da mesma época, proporcionando ao público uma experiência única, oferecendo a possibilidade de ouvir música dos séculos XVI, XVII e XVIII no habitat natural.

 

Um festival descentralizado onde todos são convidados a "saborear" estes momentos. Reafirmando o lema "Música por todos e para todos", estes concertos são para toda a população e seguindo um formato de concerto pedagógico. Todos os concertos serão comentados e onde a interação com o público é uma constante, querendo chegar a todos e onde todos participem.

 

                     

                                                                                                                                                                                                                                  Daniel Oliveira, Diretor Artístico

 

 

Programação geral

 

7 de maio / domingo / 16h30

Concerto de Homenagem às vítimas da Guerra

 

Grupo Vocal Olissipo

 

Igreja de Santo António/ Convento do Varatojo

 

---------------------------------------------------------------------

 

20 de maio / sábado / 21h30

Concerto à luz das velas

 

Mariana Castello-Branco: Soprano

Raquel Cravino: Violino barroco

Catherine Strynckx: Violoncelo barroco

Daniel Oliveira: Cravo e baixo contínuo

 

Igreja de Nossa Senhora da Oliveira – Matacães

 

-------------------------------------------------------------------

 

3 de junho / sábado/ 10h00

Workshop de Guitarra Barroca 

 

Formador: Tiago Matias

 

Sala de São Gonçalo (Igreja da Graça/ Museu Municipal)

 

------------------------------------------------------------------

 

4 de junho / domingo / 16h30 

"Cifras de Viola" Música portuguesa do Codex Coimbra (séculos XVII e XVIII)  

 

Tiago Matias: Guitarra Barroca

 

Ermida do Sirol (Dois Portos)

 

-----------------------------------------------------------------

 

11 de junho/ domingo / 16h30

 "Passacalhas, Danças e Polifonias renascentistas"

 

Músic`Alta: ensemble de música antiga

João Mateus: haramela soprano

Joaquim António Silva: charamela alto, gaita-de-foles & alaúde

Hélder Rodrigues: sacabuxa tenor

Paulo Cordeiro: sacabuxa tenor

João Barroso: traverso & pandeiro

 

Igreja de A-dos-Cunhados

 

-------------------------------------------------------------------------

 

 

Organização: CM Torres Vedras

Produção: Teatro-Cine de Torres Vedras

Parceiros: Juntas de freguesia e paróquias do concelho de Torres Vedras