07
May2023 Sunday
16h30 Até 17h30

V Festival de Música Antiga de Torres Vedras | CONCERTO DE HOMENAGEM A CARLOS BERNARDES

Torres Vedras
Igreja de Santo António / Convento do Varatojo
Monumentos Música

Sinopse

Um concerto dedicado e em homenagem a Carlos Bernardes, com um programa bastante intenso e profundo dedicado à Missa de Requiem, com música dos nossos maiores polifonistas dos séculos XVI e XVII sobretudo ligados à Sé de Évora, tais como Francisco Martins, Estevão de Brito ou Frei Manuel Cardoso.

Interpretado por um dos grupos mais conceituados da atualidade e especialista na polifonia portuguesa, o agrupamento vocal Olissipo, proporciona uma autêntica viagem pela prática litúrgica nas principais catedrais portuguesas durante os séculos XVI e XVII, através do belo espaço visual e acústico que é a Igreja de Santo António do Varatojo.

 

 

Ficha técnica

Elsa Cortez: Soprano

Lucinda Gerthardt: Mezzo Soprano

Carlos Monteiro: Tenor

Armando Possante: Barítono & Direção

 

 

 

Programa 


Brevemente disponível

 

 

 

Grupo Vocal Olisipo

Foi fundado em 1988, tendo sido, desde então, dirigido por Armando Possante. O seu repertório é vasto e eclético, abrangendo obras do período medieval aos dias de hoje. Tem colaborado frequentemente com compositores, tendo apresentado em primeira audição obras de Bob Chilcott, Ivan Moody, Christopher Bochmann, Eurico Carrapatoso, Vasco Mendonça, Luís Tinoco, Manuel Pedro Ferreira, Anne Victorino d’Almeida, António Pinho Vargas, Carlos Marecos, Daniel Davis, Edward Luiz Ayres d’Abreu, Fernando Lapa, Nuno Côrte-Real, Sérgio Azevedo e Tiago Derriça, entre outros. Trabalhou com os prestigiados ensembles Hilliard Ensemble e The King’s Singers e também interpretação de ópera barroca com a cantora Jill Feldman.

Conquistou diversos prémios em concursos, nomeadamente uma menção honrosa no Concurso da Juventude Musical Portuguesa e o Primeiro Prémio nos concursos International May Choir Competition em Varna, Bulgária, Tampere Choir Festival na Finlândia, 36º Concorso Internazionale C.A.Seghizzi em Gorizia, Itália, e 5º Concorso Internazionale di Riva del Garda em Itália, assim como vários prémios de interpretação. Efectuou inúmeras actuações em todo o país, tendo-se já apresentado nos principais Festivais de Música em palcos como os do Centro de Arte Moderna, Centro Cultural de Belém, Teatro Nacional de S. Carlos, Casa da Música e Teatro Rivoli, entre muitos outros.

Tem colaborado com vários ensembles instrumentais e orquestras, como o Quarteto Lacerda, Quarteto Arabesco, Capella Real, Músicos do Tejo, Academia de Música Antiga, Orquestra de Cascais e Oeiras, OrchestrUtopica, Orquestra Sinfónica Juvenil, Orquestra do Algarve, Orquestra Filarmonia das Beiras e Orquestra Metropolitana de Lisboa. Internacionalmente tem-se apresentado em concertos por toda a Europa. Participou como convidado no congresso da ABCD em Inglaterra, no Festival 500 no Canadá, no International A Cappella Festival em Singapura e no Centro Botín em Espanha.

Em todos estes festivais, o grupo orientou workshops para coros e maestros de todo o mundo. Em cinema participou no filme “As variações de Giacomo” onde contracenou com os atores John Malkovich e Veronica Ferres e com os cantores Miah Persson, Florian Bösch, Jonas Kaufmann e Topi Lehtipuu. Participou em vários programas de Televisão e Rádio em Portugal, destacando-se um Especial de Natal para a RTP e o Early Music Day 2019 para a Antena 2/EuroRadio. Gravou o Officium Defunctorum de Estêvão de Brito, música de Natal de Estêvão Lopes Morago, Cantatas Maçónicas de Mozart Tenebrae, com música de Francisco Martins e Manuel Cardoso, e o Magnificat de Eurico Carrapatoso.

Outras informações

Música para todos, nos espaços históricos do concelho

O Festival de Música Antiga de Torres Vedras, já na sua quinta edição, é um festival nómada que tem como objetivos a descentralização cultural, a revitalização e valorização do património histórico do concelho e a apresentação de um património musical histórico de excelência.

Composto por quatro concertos e uma atividade pedagógica, este ano o festival começa com uma homenagem a Carlos Bernardes, através de um profundo Requiem interpretado pelo prestigiado agrupamento vocal Olissipo, dirigido pelo maestro Armando Possante. Neste concerto teremos também uma forte valorização do património musical português, onde serão interpretadas obras de Frei Manuel Cardoso, Estevão de Brito ou Duarte Lobo. Polifonistas portugueses de "primeira água", reconhecidos em toda a Europa.

Com particular destaque para a música portuguesa do renascimento e do barroco, esta edição contará novamente com a presença de instrumentos históricos bem desconhecidos, que fazem parte do instrumentário europeu dos séculos XVI e XVII. Pela primeira vez neste festival teremos a "visita" da Charamela e da Sacabuxa, instrumentos tocados pelos ministrés, instrumentistas de sopro da renascença assim como a Guitarra barroca. Outros, como o alaúde, o cravo, o violino e o violoncelo barroco, já conhecidos neste festival, também soarão pelos templos históricos do concelho.

Pela bela igreja de Nossa Senhora da Oliveira em Matacães, teremos um concerto à luz das velas, proporcionando uma autêntica explosão de emoções através de alguns dos grandes e mais conhecidos compositores do período barroco como Vivaldi, Haendel ou Telemann. Por sua vez, a Ermida do Sirol, recebe um momento bem intimista dedicado à guitarra barroca e à música de Santa Cruz de Coimbra.

 

Uma autêntica viagem pelo riquíssimo património histórico do concelho de Torres Vedras através da música, práticas musicais e compositores da mesma época, proporcionando ao público uma experiência única, oferecendo a possibilidade de ouvir música dos séculos XVI, XVII e XVIII no habitat natural.

 

Um festival descentralizado onde todos são convidados a "saborear" estes momentos. Reafirmando o lema "Música por todos e para todos", estes concertos são para toda a população e seguindo um formato de concerto pedagógico. Todos os concertos serão comentados e onde a interação com o público é uma constante, querendo chegar a todos e onde todos participem.

 

                     

                                                                                                                                                                                            Daniel Oliveira, Diretor Artístico

 

 

Programação geral

 

7 de maio / domingo / 16h30

Concerto de Homenagem às vítimas da Guerra

 

Grupo Vocal Olissipo

 

Igreja de Santo António/ Convento do Varatojo

 

---------------------------------------------------------------------

 

20 de maio / sábado / 21h30

Concerto à luz das velas

 

Mariana Castello-Branco: Soprano

Raquel Cravino: Violino barroco

Catherine Strynckx: Violoncelo barroco

Daniel Oliveira: Cravo e baixo contínuo

 

Igreja de Nossa Senhora da Oliveira – Matacães

 

-------------------------------------------------------------------

 

3 de junho / sábado/ 10h00

Workshop de Guitarra Barroca 

 

Formador: Tiago Matias

 

Sala de São Gonçalo (Igreja da Graça/ Museu Municipal)

 

------------------------------------------------------------------

 

4 de junho / domingo / 16h30 

"Cifras de Viola" Música portuguesa do Codex Coimbra (séculos XVII e XVIII)  

 

Tiago Matias: Guitarra Barroca

 

Ermida do Sirol (Dois Portos)

 

-----------------------------------------------------------------

 

11 de junho/ domingo / 16h30

 "Passacalhas, Danças e Polifonias renascentistas"

 

Músic`Alta: ensemble de música antiga

João Mateus: haramela soprano

Joaquim António Silva: charamela alto, gaita-de-foles & alaúde

Hélder Rodrigues: sacabuxa tenor

Paulo Cordeiro: sacabuxa tenor

João Barroso: traverso & pandeiro

 

Igreja de A-dos-Cunhados

 

-------------------------------------------------------------------------

 

 

Organização: CM Torres Vedras

Produção: Teatro-Cine de Torres Vedras

Parceiros: Juntas de freguesia e paróquias do concelho de Torres Vedras