V Festival de Música Antiga de Torres Vedras | PASSACAGLIAS, DANÇAS E POLIFONIAS RENASCENTISTAS
Sinopse
Este concerto apresenta dois dos instrumentos nunca ouvidos nas edições anteriores do Festival de Música Antiga de Torres Vedras. São eles a charamela e a sacabuxa, sendo dois dos instrumentos fundamentais da chamada Música Alta, ou seja, a música produzida por ensembles de sopros.
O Music`Alta, agrupamento que recria a função dos "Ministréis" músicos que tocavam instrumentos de sopro em grupo e com funções muito específicas como as entradas reais, acompanhamento de procissões e presença nas capelas musicais do século XVI e inícios do século XVII.
Este agrupamento, composto por cinco elementos dará a conhecer algum do belo reportório polifónico português, oriundo dos principais cancioneiros portugueses como o Cancioneiro de Elvas ou o Cancioneiro do Palácio.
Começando com uma passacaglia, uma peça lenta e que servia para acompanhar as procissões, o concerto terá início no espaço exterior convidando o público a percorrer algumas ruas da aldeia, seguindo-se o concerto na igreja abordando os vários ambientes litúrgicos e demonstrando como a dança estava na matriz da música polifónica cantada e tocada nos templos sagrados de então.
Ficha técnica
João Mateus: charamela soprano
Joaquim António Silva: charamela alto, gaita-de-foles & alaúde
Hélder Rodrigues: sacabuxa tenor
Paulo Cordeiro: sacabuxa tenor
João Barroso: traverso & pandeiro
Programa
Propiñam de melyor mA dança cs,ca,st,st,at - Anónimo (final do século XV)
Vive le Roy mA fanfarra cs,ca,st,st,at - Josquin Desprez (1440-1521)
Basse dance, Magdalena e Tourdion mA danças cs,ca,st,st,at - Pierre Attaingnant (1454-1521)
Tant que vivray mA canção cs,ca,st,st,at - Claudin de Sermisy (1490-1562)
Pavane, Si je m'en vois / Gaillarde II mA danças cs,ca,st,st,at - Anónimo, Tielman Susato (1510-1570)
Si j‘ay perdu mon amy mA canção cs,ca,st,st,at - Josquin Despréz (1440-1521)
Branle de Bourgoigne mA dança gf,bt,st,st,at - Claude Gervaise (1525-1583)
Les quatre branles mA dança ca,bt,st,st,at - Tielman Susato (1510-1570)
Danse de Hercules-De Matrigale mA danças ca,bt,st,st,at - Tielman Susato (1510-1570)
L’amor, dona, ch’io te porto mA canção cs,ca,st,st,at - Anónimo (século XVI)
Branle Les Bouffons mB dança tr,al - Jean d’Estrée (15..-1576)
Bergamasca mB dança tr,al - Anónimo (século XVI)
Languir me fais mA canção cs,ca,st,st - Claudin de Sermisy (1490-1562)
Pavane, La Battaille mA dança cs,ca,st,st,at - Tielman Susato (1510-1570)
Gagliarda, La rocha el fuso mA dança cs,ca,st,st,at - Anónimo (século XVI)
Margot, labourez les vignes mA canção cs,ca,st,st,at - Jacques Arcadelt (1507-1568)
La Volta mA dança cs,ca,st,st,at - Michael Praetorius (1571-1621)
La Canarie mA dança cs,st,st,at - Michael Praetorius (1571-1621)
Ungaresca mA dança gf,bt,st,st,at - Pierre Phalèse (1510-1575)
La Mourisque mA dança cs,ca,st,st,at -pd Tielman Susato (1510-1570)
Músic`Alta Ensemble de música antiga
O grupo Music'Alta nasce da necessidade de reconstruir e de fazer reviver a música "Alta" praticada pelos "Altos Menistres" dos séculos XV e XVI.
As ocasiões especiais de festa pública, nomeadamente entradas reais, aclamações, cortejos, banquetes, procissões, bailes ou outras grandes festividades, celebradas quer em praças, ruas principais, quer em palácios e igrejas, eram marcadas com “Alta Música” tocada com grande aparato e “estrondo” de forte impacto sonoro. A designação de "Musica Alta" aparece-nos referida por Johanes Tinctoris (1436-1511) músico flamengo vivendo em Nápoles no final do século XV: “Os tocadores de charamela tocam em instrumentos de diversos tamanhos, alguns mais agudos para as vozes superiores e outros mais graves - geralmente chamadas bombardas - para as vozes do meio e inferiores. Por vezes são acompanhados por músicos de sopro com instrumentos de metal, que tocavam um tipo de trombeta chamada em (...) França saque-boute [sacabuxa]. Quando todos estes instrumentos tocavam em conjunto eram chamados a “ALTA”.
Os "Menistres" eram músicos instrumentistas que trabalhavam para o rei, nobre, igreja ou poder municipal, de uma forma mais ou menos permanente. Estes músicos que nos aparecem em Portugal, com as diferentes designações de ministres” ou “menistréis”, eram muitas vezes multi-instrumentistas que formavam conjuntos relativamente autónomos. Existiam os menistres baixos, que tocavam instrumentos de menor sonoridade (mB), e os menistres altos, que tocavam instrumentos de sopro com forte sonoridade (mA) tais como trombetas, cornetas, charamelas e sacabuxas.
As fontes documentais originais não nos revelam em detalhe que música seria tocada nessas ocasiões, no entanto poderemos afirmar que para além de peças estritamente instrumentais, certamente estes grupos proporiam interpretações instrumentais de canções “em voga” da época, assim como de peças de música vocal de natureza religiosa.
Outras informações
Música para todos, nos espaços históricos do concelho
O Festival de Música Antiga de Torres Vedras, já na sua quinta edição, é um festival nómada que tem como objetivos a descentralização cultural, a revitalização e valorização do património histórico do concelho e a apresentação de um património musical histórico de excelência.
Composto por quatro concertos e uma atividade pedagógica, este ano o festival começa com uma homenagem a Carlos Bernardes, através de um profundo Requiem interpretado pelo prestigiado agrupamento vocal Olissipo, dirigido pelo maestro Armando Possante. Neste concerto teremos também uma forte valorização do património musical português, onde serão interpretadas obras de Frei Manuel Cardoso, Estevão de Brito ou Duarte Lobo. Polifonistas portugueses de "primeira água", reconhecidos em toda a Europa.
Com particular destaque para a música portuguesa do renascimento e do barroco, esta edição contará novamente com a presença de instrumentos históricos bem desconhecidos, que fazem parte do instrumentário europeu dos séculos XVI e XVII. Pela primeira vez neste festival teremos a "visita" da Charamela e da Sacabuxa, instrumentos tocados pelos ministrés, instrumentistas de sopro da renascença assim como a Guitarra barroca. Outros, como o alaúde, o cravo, o violino e o violoncelo barroco, já conhecidos neste festival, também soarão pelos templos históricos do concelho.
Pela bela igreja de Nossa Senhora da Oliveira em Matacães, teremos um concerto à luz das velas, proporcionando uma autêntica explosão de emoções através de alguns dos grandes e mais conhecidos compositores do período barroco como Vivaldi, Haendel ou Telemann. Por sua vez, a Ermida do Sirol, recebe um momento bem intimista dedicado à guitarra barroca e à música de Santa Cruz de Coimbra.
Uma autêntica viagem pelo riquíssimo património histórico do concelho de Torres Vedras através da música, práticas musicais e compositores da mesma época, proporcionando ao público uma experiência única, oferecendo a possibilidade de ouvir música dos séculos XVI, XVII e XVIII no habitat natural.
Um festival descentralizado onde todos são convidados a "saborear" estes momentos. Reafirmando o lema "Música por todos e para todos", estes concertos são para toda a população e seguindo um formato de concerto pedagógico. Todos os concertos serão comentados e onde a interação com o público é uma constante, querendo chegar a todos e onde todos participem.
Daniel Oliveira, Diretor Artístico
Programação geral
7 de maio / domingo / 16h30
Concerto de Homenagem às vítimas da Guerra
Grupo Vocal Olissipo
Igreja de Santo António/ Convento do Varatojo
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20 de maio / sábado / 21h30
Concerto à luz das velas
Mariana Castello-Branco: Soprano
Raquel Cravino: Violino barroco
Catherine Strynckx: Violoncelo barroco
Daniel Oliveira: Cravo e baixo contínuo
Igreja de Nossa Senhora da Oliveira – Matacães
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3 de junho / sábado/ 10h00
Workshop de Guitarra Barroca
Formador: Tiago Matias
Sala de São Gonçalo (Igreja da Graça/ Museu Municipal)
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4 de junho / domingo / 16h30
"Cifras de Viola" Música portuguesa do Codex Coimbra (séculos XVII e XVIII)
Tiago Matias: Guitarra Barroca
Ermida do Sirol (Dois Portos)
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11 de junho/ domingo / 16h30
"Passacalhas, Danças e Polifonias renascentistas"
Músic`Alta: ensemble de música antiga
João Mateus: haramela soprano
Joaquim António Silva: charamela alto, gaita-de-foles & alaúde
Hélder Rodrigues: sacabuxa tenor
Paulo Cordeiro: sacabuxa tenor
João Barroso: traverso & pandeiro
Igreja de A-dos-Cunhados
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Organização: CM Torres Vedras
Produção: Teatro-Cine de Torres Vedras
Parceiros: Juntas de freguesia e paróquias do concelho de Torres Vedras