26
jul2022
21h30 Até 23h00

"Vermelho" | 47ª Feira do Livro da Nazaré

Nazaré
Centro Cultural da Nazaré Centro Cultural da Nazaré
Livro

Sinopse

Apresentação do livro "Vermelho - Vidas contadas e algumas reflexões partilhadas de seis comunistas portugueses" da autoria de Isabel Ferreira.
 
Esta obra procura explorar uma compreensão dos contextos sociais e de patrimónios socioculturais que possam ter motivado a uma certa abnegação pessoal em favor de uma causa coletiva, enquadrada na militância ativa do comunismo. Procura igualmente contribuir para uma melhor compreensão do ativismo nas bases do PCP, desmistificando o próprio Partido, por um lado, e aproximando os leitores de um maior entendimento e pessoalização de quem assume este espaço de intervenção, diluindo barreiras de compreensão, por outro.
 
Além do reporte biográfico de cada um dos entrevistados, de caráter mais pessoal, a obra apresenta um conjunto de notas de rodapé, com ligação a artigos disponíveis na internet, para aprofundamento dos factos ou de personalidades históricas ou mesmo de organizações. Serve-se, assim, do relato de cada entrevistado para contextualizar, no tempo e no espaço, uma série de acontecimentos nacionais e internacionais que rodearam a nossa história recente enquanto país, que vão desde o Estado Novo até aos dias de hoje. A esta apresentação diacrónica, soma-se ainda uma contextualização geográfica sumária da envolvente social, política e cultural do microcosmo que envolve cada um dos entrevistados.
 
É um trabalho que se destina, por isso, a um público com interesse nas áreas da sociologia e das ciências sociais e políticas, sobretudo a um público jovem que acede desta forma, com uma linguagem pouco hermética, a conteúdos de cultura geral, da história social e da política nacional.

Ficha técnica

Organização:
Biblioteca da Nazaré
 
Patrocinador principal:
AL, Fábrica de Material Eléctrico S.A
 
Parceiros:
ACISN, CERCINA, Mútua dos Pescadores, AEN, Junta de Freguesia da Nazaré, Município da Nazaré
 
Parceiros media:
Rádio Nazaré, Região de Cister, Região da Nazaré