05
mai2021 quarta
00h00
Até
24
set2021 sexta
00h00

Viajar. Exposição de desenhos e cadernos de viagem de João Catarino e José Josué

Leiria
Biblioteca José Saramago - Campus 2 | Politécnico de Leiria Biblioteca José Saramago - Campus 2 | Politécnico de Leiria
Artes Plásticas

Sinopse

“Viajar” é o título da exposição de desenhos e cadernos de viagem de João Catarino e José Josué. Esta exposição mostra como se pode descobrir um mundo novo se aceitarmos o repto de Bertrand Russell de que não vale a pena viajar como turista rico, mas sim como turista pobre. Como turista rico veremos exatamente o mesmo em qualquer parte do mundo, como turista pobre descobriremos as particularidades e singularidades de cada lugar e comunidade.

A exposição mostra desenhos de viagem realizadas em Portugal a partir de percursos feitos de bicicleta, transporte público, expedições e outras viagens em África, Américas e Europa.   

No texto da exposição da autoria de Fernando Poeiras e Júlio Silva pode ler-se: “Qual a importância da Viagem para um trabalho? Um critério para responder, e identificar um movimento para um exterior em si e no mundo, seria reconhecer um antes e um depois da viagem, ou, o estar no interior de um movimento. Esse “antes e depois” ou esse “movimento” pode manifestar-se nas condições, nos processos de trabalho e também no interior do próprio trabalho.”

NOTAS BIOGRÁFICAS

João Catarino nasceu em Lisboa, em 1965. É Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Fbaul).
Frequenta o Curso de Desenho no (Ar.co) Centro de Arte & Comunicação Visual e o Curso de Cinema de Animação no (CITEN), Centro de Interpretação e Técnicas de Expressão Narrativa na Fundação Calouste Gulbenkian. Trabalha sobretudo em ilustração, em diversos jornais, revistas e canais de televisão.
Colabora regularmente no Jornal público onde durante alguns anos ilustrou as crónicas de Lisboa e semana ilustrada.
Foi monitor dos Cursos Livres de Ilustração, na Fundação Calouste Gulbenkian e na (Fbaul) Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
É Professor de desenho no (Ar.Co) em Lisboa, professor de Design e IIustração na Escola Superior de Arte e Design - Caldas da Rainha (ESAD.CR) e Professor Assistente Convidado de Desenho e Ilustração na (Fbaul). Tem sido representado em diversos livros nacionais e internacionais sobre “cadernos de viagem” e “sketching books” e realizado exposições e apresentações sobre seu trabalho em cadernos de viagem em escolas, instituições e galerias. Foi formador em diversos simpósios internacionais dos “Urban Sketchers”. É autor do livro “EN2” e co-autor dos livros “Diário de Viagem em Lisboa” e “Tanto Mar”.
Alguma parte do seu trabalho pode ser visualizado nos blogues: desenhosdodia.blogspot.com e surfgraphics.blogspot.com.

José Josué nasceu em Lisboa, em 1977. Licenciou-se em Artes Plásticas na ESAD.CR (Caldas da Rainha) e frequentou o mestrado em Educação – Artes Visuais FBAUL (Lisboa). A sua prática artística incide principalmente na área do desenho, particularmente nos desenhos de viagem mas também na ilustração. Neste âmbito, participou em projetos: Névoa Azul x Nomad, Edições Manifesto, Ilustração Voadora, Lisboa e Barcelona, Calendário edições Artefacto. Também participou em exposições: Reverso, Sociedade Guilherme Cossoul, Ler lá fora, Ler Devagar, Olhei para o céu e nada vi, Plataforma Revólver, Natureza Morta, Galeria Sete. É professor no Colégio Pedro Arrupe, Lisboa.

Portefólio: www.behance.net/josejosue
Blogue: desenhosebicicleta.blogspot.pt

Ficha técnica

Tipologia: Ilustração científica
Autor: Marco Correia
Organização: Dulce Correia | Samuel Rama
Produção: João Sousa, Liliana Gonçalves, Mafalda Lopes, Pedro Lila, Vera Miguel
Design Gráfico: Francisco Moreira
Fotografia: Pedro Cá

Outras informações

Mais informações em [email protected]