18
mai2021
11h00
Até
18
jun2021 sexta
13h00

Vira da Literatura

Nazaré
Centro Escolar da Nazaré
Animação Cultural Multidisciplinar Dança Folclore Museus Música Património imaterial
Escola Superior de Educação de Coimbra

Sinopse

No dia 18 de maio, assinalando o Dia Internacional dos Museus, tem lugar a primeira sessão de “Vira da Literatura”.

Este é um projeto que pretende sensibilizar as crianças para as danças e canções tradicionais da Nazaré que têm ligação com o mar, reimaginando formas criativas de envolvimento da comunidade no processo de valorização e salvaguarda da cultura popular.

Ao longo de 4 sessões, o Museu vai à Escola, dinamizando o projeto com uma turma do 3º ano do Agrupamento de Escolas da Nazaré. Apelando à expressão plástica e corporal, às competências da escrita e à criatividade, serão explorados e recriados os ritmos e as letras do folclore nazareno. Uma publicação final, construída de forma participada e em coletivo por todas as crianças, será exposta na Escola, complementada por uma divulgação mais ampla nas plataformas digitais do Museu.

O projeto inicia-se a 18 de maio, data em que se comemora o Dia Internacional dos Museus, em 2021 dedicado ao tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, e terá a sua última sessão a 18 de junho.

 

Ficha técnica

Organização do Museu Dr. Joaquim Manso (coordenação Dóris Santos), com dinamização por Marco Brites, estagiário da licenciatura em Animação Socioeducativa da Escola Superior de Educação de Coimbra, contando com a colaboração do Agrupamento de Escolas da Nazaré e de membros de grupos folclóricos da Nazaré.