Visita guiada à exposição "Plasticidade: Uma História dos Plásticos em Portugal"
Sinopse
O plástico transformou as nossas vidas como poucas outras invenções. Desde a sua criação, há pouco mais de 100 anos, até aos nossos dias, substituiu uma enorme variedade de materiais e foi usado em todo o tipo de objetos.
Os plásticos estão na constituição das embalagens, dos têxteis, dos materiais de construção, dos móveis, das tintas, dos automóveis, dos equipamentos de áudio e vídeo, dos computadores, do equipamento médico, e da maior parte dos objetos de uso pessoal. Substituem até partes do corpo. Se déssemos um nome à nossa época, com base no tipo de materiais que configuram o mundo em que vivemos, seria a Era do Plástico.
A exposição Plasticidade – Uma História dos Plásticos em Portugal resulta da parceria entre o Município de Leiria e o projeto de investigação “O Triunfo da Baquelite – Contributos para uma História dos Plásticos em Portugal”, desenvolvido no Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia – FCT.
Esta exposição não existia se não tivesse sido desencadeado um processo colaborativo que envolveu a comunidade da região de Leiria e se estendeu ao país. O acervo reunido (fotografias, objetos, máquinas, documentação e registos orais das memórias dos trabalhadores) foi cedido por particulares, museus, centros de investigação e empresas transformadoras de plástico.
Sustentada no estudo científico sobre o plástico, aborda desde a sua importância histórica às repercussões sociais, artísticas, económicas e tecnológicas na sociedade contemporânea, sem esquecer as preocupantes questões ambientais associadas.
O Museu de Leiria poderia estranhar, mas abraçou este projeto. Não há dúvidas sobre o papel pioneiro de Leiria na história da indústria transformadora do plástico. Esta história, sendo nacional, é a dos Leirienses, e a cultura local, nas suas diversas expressões, tem de ser o “lugar” onde as comunidades encontram a sua identidade, onde se faz o reconhecimento de que as memórias são respeitadas, preservadas e partilhadas.
Em outubro de 2019, esta exposição conquistou o Dibner Award for Excellence in Museum Exhibits, atribuído pela Sociedade para a História da Tecnologia (SHOT – Society for the History of Technology). Este prémio internacional, criado em 1985, tem como objetivo identificar a excelência em museus e em exposições que interpretam a história da tecnologia, indústria e engenharia para o público em geral.
Outras informações
Lotação limitada.
Sujeito a inscrição prévia para [email protected] / 244 839 677