Webinar: Liberdade, participação e inclusão
Sinopse
Na próxima segunda-feira, dia 15 de Março, terá lugar o segundo webinar para refletir sobre Museus e liberdade, participação e inclusão.
Num mundo marcado pela incerteza e pelo surgimento de desafios e riscos cada vez mais complexos e globais - muitos dos quais colocam em causa a liberdade, o sistema democrático e a qualidade da democracia - importa questionar e reimaginar o papel transformador das instituições de cultura e de memória.
Espaços de liberdade e de cidadania, os museus têm vindo a renovar a sua matriz no sentido da democratização do acesso ao conhecimento e à cultura e da democracia cultural. Há um novo paradigma na relação dos museus com as pessoas, as comunidades e os territórios: os públicos deixam de ser meros destinatários; o museu “de” converte-se em museu “com”.
Este webinar propõe a partilha e o debate de estratégias, instrumentos e experiências capazes de inspirar os museus a enfrentar, em conjunto, os desafios da liberdade, da participação e da inclusão.
A moderação está a cargo de Aida Rechena, Museóloga no Museu Nacional Resistência e Liberdade e Presidente do MINOM-Portugal.
Convidados:
- Álvaro Laborinho Lúcio, autor e Juiz conselheiro jubilado do Supremo Tribunal de Justiça
- Ana Garcia, Presidente da Accessible Portugal
- Sara Barriga, Subcomissária do Plano Nacional das Artes
Um conversa informal, para acompanhar (e participar) em direto no nossa página de facebook.
Outras informações
Restantes sessões deste ciclo:
22 de Março - Museus, sustentabilidade e responsabilidade
29 de Março - O digital como forma de conexão
5 de Abril - Identidade e Diversidade. Da comunidade à Europa, uma herança comum [painel em inglês]