WORKSHOP - OS PEIXES DE ÁGUA DOCE DO RIO NABÃO
Sinopse
Por não terem valor comercial, os peixes de água doce nativos são frequentemente negligenciados, apesar da sua extrema importância nos ecossistemas fluviais. Trata-se de um dos grupos taxonómicos mais ameaçados à escala mundial, em consequência de um conjunto de ameaças que inclui a destruição de habitats, contaminação por poluentes, proliferação de espécies exóticas e alterações climáticas decorrentes do aquecimento global. Este workshop pretende servir como um contributo para um conhecimento sólido acerca das espécies nativas de peixes de água doce, das ameaças que enfrentam e das medidas de conservação que podem ser implementadas para minimizar o seu risco de extinção. Pretende-se que, no final deste workshop, os formandos saibam identificar as espécies nativas de peixes de água doce do concelho de Ourém; adquiram noções acerca dos principais métodos e técnicas de amostragem para fins científicos; e adquiram noções teóricas acerca das ferramentas atualmente disponíveis com vista à conservação destas espécies.
Outras informações
Programa:
14h00 – Receção dos participantes. Breve enquadramento das atividades a desenvolver.
14h10-16h15 - Sessão teórica Breve história evolutiva dos peixes de água doce na Península Ibérica; taxonomia, biologia e ecologia das espécies; áreas de distribuição atuais; principais fatores de ameaça à sobrevivência das espécies; conservação (abordagens in situ e ex situ); métodos e técnicas de amostragem científica.
16h30-18h30 - Sessão prática
Demonstração da técnica de amostragem científica com recurso a pesca elétrica e dos principais parâmetros a avaliar em monitorizações da ictiofauna nativa. Identificação das espécies capturadas.
Público-alvo: maiores de 8 anos
Limite de participantes: mín. 6 / máx. 25
Acesso gratuito | Inscrições prévias e obrigatórias até dia 16 de outubro
Inf. Museu Municipal de Ourém | 919 585 003 | 249 540 900 (ext. 6823) | [email protected]