Arabesque - Academia de Dança

Ourém
Dança Educação

A Academia Arabesque é uma instituição certificada pelo Ministério da Educação para o Ensino Artístico Especializado em Dança, com personalidade jurídica de cooperativa de utilidade pública sem fins lucrativos.

Foi fundada em 2010 pela bailarina e professora Yolexis Santana Vila. Com formação vocacional em dança na Escuela Vocacional de Artes em Camaguey, Cuba, fez a sua licenciatura em Ballet Clássico pelo Instituto Superior de Arte, também em Camaguey, Cuba. Da sua experiência como bailarina destaca-se o trabalho na Companhia de Ballet Clássico de Camaguey, integrando o elenco de vários bailados como solista e corpo de baile.   

A Arabesque apresenta resultados assinaláveis, nomeadamente com prémios em concursos nacionais e internacionais de dança, bem como no prosseguimento de estudos e profissionalização em dança. 

Tem como missão:

  • Promover a dança como forma de expressão capaz de potenciar o desenvolvimento físico, intelectual e artístico dos seus alunos; 
  • Promover a cultura da dança através da participação em eventos temáticos (nacionais e internacionais) e na dinamização de espectáculos, apresentações, cursos e seminários que contem com a participação de figuras de relevo no contexto da dança;
  • Reconhecer no seu ensino uma ferramenta indispensável, nomeadamente através dos seguintes regimes:

Regime de Ensino Livre

Destinado a alunos que pretendem, através da dança, uma actividade extra-curricular de enriquecimento pessoal e ocupação de tempos livres e que reconhecem nesta actividade uma forma de desenvolver as suas capacidades.

Regime de Ensino Articulado

Destinado a alunos que procuram o ensino da dança com vista à obtenção de um nível de execução mais elevado. Também para os alunos com a perspectiva do prosseguimento de estudos/profissionalização no sector. Estes podem frequentar 8 graus de formação através dos cursos Básico e Secundário de Dança, obtendo assim a certificação do Ensino Artístico Especializado em Dança.

A dança pode ser uma actividade muito rica e benéfica no desenvolvimento do ser-humano. A Academia Arabesque assume essa particularidade e procura, junto da sua comunidade educativa, maximizar esses benefícios e adoptar uma postura de crescimento empreendedora, sustentável e que contribua para a divulgação e ensino da dança de uma forma inclusiva e capaz de corresponder aos objectivos específicos de cada um dos seus alunos.

Dinamização Cultural da Região

A Academia Arabesque encontra-se sediada em ourém desde 2010. Hoje é uma referência no sector da dança e conta com um grande número de participações em espetáculos e actividades feitas em colaboração com o Município de Ourém; Juntas de Freguesia; Agrupamentos de Escolas; Lares e outras instituições da região.

A Academia Arabesque tem estado sempre disponível para colaborar na dinamização cultural do Concelho de Ourém, tanto na participação assídua em eventos a convite de terceiros, bem como na promoção de iniciativas próprias.

Contactos

Morada

Arabesque - Academia de Dança

Rua Alexandre Herculano, nº15, 2490-515 Ourém 

Outras informações

Parcerias e Protocolos

A Academia Arabesque procura, através do estabelecimento de parcerias e protocolos, assegurar um conjunto de boas prácticas que assegurem o bom funcionamento da instituição. 

  • Conservatório de Música e Artes do Centro CMAC

Em 2019 a Academia Arabesque formalizou um protocolo de colaboração com o Conservatório de Música e Artes do Centro. Reconhecendo naquela instituição uma parceria fundamental para que a dança possa coexistir com outras formas de expressão artística que o CMAC desenvolve com um longo historial de sucesso, nomeadamente através do ensino da música.

 

  • Agrupamentos de Escolas 

Considerando a necessidade de garantir que os Cursos Básico e Secundário do Ensino Artístico Especializado da Dança possibilitem aos jovens a frequência de um plano de estudos que integre as competências necessárias para a sua formação geral e especializada numa determinada área artística, é fundamental um quadro de articulação entre os estabelecimentos de ensino artístico especializado e as escolas básicas ou secundárias do ensino regular. A Arabesque tem protocolo para o ensino articulado de dança com os seguintes agrupamentos:

Agrupamento de Escolas de Ourém

Agrupamento de Escolas Conde de Ourém

 

Rafaela Honório, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas. Licenciou-se em Dietética pela Escola Superior de Saúde de Leiria, pós-graduou-se em Nutrição Desportiva e, atualmente, realiza o mestrado em Exercício e Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

A Academia da Arabesque considera fundamental a boa alimentação associada à prática de dança e no crescimento saudável das crianças e jovens. Para isso estabeleceu um protocolo de colaboração com a Nutricionista Rafaela Honório que participa de forma assídua em actividades de sensibilização da comunidade educativa, bem como no acompanhamento individual de alunos da Arabesque.

"Procuro trabalhar as ciências da nutrição e dietética numa perspetiva de saúde e bem-estar aliada ao desempenho desportivo. Pelo que, profissionalmente, apenas executo funções junto de locais de prática de atividade física/desportiva como ginásios, academias e clubes de futebol, de modo a prestar serviços que promovam a obtenção de resultados e/ou o alcance de objetivos, e concomitantemente, um estilo de vida saudável."