Associação Musical da Juventude Académica de Leiria

Leiria
Música

A Trovantina - Tuna do Instituto Politécnico de Leiria, foi fundada no dia 6 de Abril de 1999 resultado da união de duas Tunas masculinas leirienses, a Real Tuna de Collipo (1995) e a Gran-Tuna (1997). Desde então, entre muitas noites de boémia na companhia do Deus Baco e realizando serenatas às Mui Nobre e amadas Donzelas, aperfeiçoou-se e continua em constante criação, um vasto repertório musical de forma a promover o espírito académico de Leiria. Contando já com mais de duas décadas de existência, a Trovantina encontra-se em constante crescimento, como prova disso é a sua presença em diversos palcos do país desde Mirandela ao Algarve e também no estrangeiro, levando consigo o bom nome da academia e da comunidade Leiriense.

Outro aspeto que nos destaca é o Festival Collipo, um festival de renome inteiramente organizado pela Trovantina, o qual se caracteriza pela sua excelência na organização trazendo para as terras do Lis algumas das melhores Tunas do país, dando assim uma experiência única e inesquecível. Esta Tuna sente que tem uma responsabilidade social e, como tal, desde a primeira edição do Collipo, em 2004, que todos os anos apoia uma associação social através da angariação de fundos em géneros ou monetários e através da atividades desenvolvidas pela Trovantina, sejam elas de sensibilização ou de recondicionamento de espaços. Tudo isto visando devolver à comunidade que pertencemos o apoio e carinho que sentimos.

A Trovantina é considerada pelos seus elementos como a sua segunda família, devido ao facto do forte sentimento de amor, onde os laços de companheirismo, amizade e respeito perduram mesmo após o término da vida estudantil. Ano após ano com a entrada de novos elementos para esta família, fomenta a continuação dos pilares substanciais da sua estrutura, através das suas palavras de ordem "Faz por Merecer". Deste modo prevalecem assim as suas tradições, história e experiências únicas inseridas na cultura e na vida académica, mas sobretudo mantendo o foco no seu principal objetivo, a música. Como alguém disse um dia, "Uma vez Tuno, Tuno para sempre..."

Contactos

Morada

Morro do Lena, Alto do Vieiro, Campus 2, AE-ESTG, 2411-901, Leiria