CEFT - Centro de Estudos em Fotografia de Tomar, CMT/IPT

Tomar
Fotografia

Centro de Estudos em Fotografia de Tomar, CEFT-Casa dos Cubos

pensar fora da caixa, mas dentro do cubo

O CEFT surge como resultado do aprofundamento das relações entre a Câmara Municipal de Tomar, CMT, e o Instituto Politécnico de Tomar, IPT. O CEFT tem como missão o estudo e a investigação da cultura fotográfica na sua interdependência com o papel da imagem nos mecanismos de governação territorial.

A dimensão da cultura fotográfica materializa-se em diferentes formas, nomeadamente através das actividades associadas ao estudo, preservação e divulgação dos arquivos fotográficos históricos e contemporâneos, na formação superior em Fotografia – que já acontece pioneiramente em Tomar há mais de 30 anos –, e integrando transversalmente a cultura fotográfica na sociedade.

A segunda dimensão pretende tomar a imagem como elemento dinâmico, reflexivo e condicionador dos processos colectivos de tomada de decisão no espaço comunitário. A imagem, quer física quer mental, é o primeiro elemento que determina o pensamento e a acção individual e que o CEFT quer ajudar a valorizar colectivamente como forma de contribuir para uma comunidade mais competitiva e coesa.

Relativamente às principais actividades e a alguns dos resultados esperados, o CEFT irá desenvolver uma programação coerente e consistente de exposições, conferências, workshops, residências artísticas e projectos de investigação aplicada, sempre  com a preocupação de criar espaços para a valorização das relações entre a  Fotografia e o Território, enquanto espaço-sujeito dos processos de transformação económica, cultural artística e social.

Contactos

Morada

Casa dos Cubos, Tomar

Av. Norton de Matos, 42 

Outras informações

Horário (sujeito a alterações)

Segunda a Sexte, das 10.00H às 17.30H

Encerra nos feriados.