Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro

Alcanena
Educação
Museu de Aguarela Roque Gameiro
Atelier de Desenho e Pintura 
Atelier de restauro Atelier de Tecelagem Conservatório de Música
Atelier de Dança
Coro “Charales Chorus”
Piação dos Charales do Ninhou
 
Criado em 1986 na sequência do encerramento do Museu Roque Gameiro (1970-1980) tem procurado aliar a tradição e a memória com a contemporaneidade.
Os seus diferentes pólos apresentam planos de trabalho anuais que englobam projectos de formação, eventos e colaborações com outras associações de Minde, do Concelho e fora dele. A intervenção da sua colecção não se resume somente à exposição, mas também é pertinente a outros níveis, apoiando o ensino, criando visibilidade e atraindo visitantes a Minde, sendo guardiã das memórias que nos definem.
O grande desafio que se coloca a instituições como o CAORG é a sua capacidade de funcionar como um instrumento de desenvolvimento local e de intervenção. Ligado à cultura, o CAORG não pode ser separado da terra onde se formou e desenvolveu e da vivência cultural da mesma, com a qual se entrelaça. As suas actividades são elementos fundamentais no desenvolvimento local, a par das possibilidades de mobilização e ainda pelo entusiasmo que suscitam. Porque está aberto a um leque variado de actividades, a participação dos seus associados tem sido reforçada, identificando-se com a realidade local e reflectindo a identidade de Minde e dos Mindericos.
Tem vindo a constituir-se como um espaço de intervenção cívica e porque é um património humano e social, o Concelho e a região terão vantagens em valorizar.
Há, aqui, bem vincada uma relação de pertença entre um território e uma população onde a mesma se projecta e onde elabora a sua identidade.
 
 

Contactos

E-mail: caorgdir@gmail.com; Info@caorg.pt

Outras informações

Alzira Roque Gameiro