CIALV - Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho

Leiria
Espaços

O Abrigo do Lagar Velho, localizado no Vale do Lapedo, corresponde a um sítio arqueológico excecional nos domínios da biologia evolutiva humana e da arqueologia pré-histórica mundiais, nomeadamente pela descoberta do Menino do Lapedo.

A relevância cultural do sítio arqueológico Abrigo do Lagar Velho garantiu a abertura do CIALV - Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho, em 2008, e a sua classificação como Monumento Nacional em 2013, sendo esta uma das mais relevantes descobertas do Paleolítico Superior Português.

O vale apresenta valores geológicos, morfológicos, arqueológicos, culturais, paisagísticos, ecossistémicos e biológicos notáveis.

No Lapedo encontram-se inventariados mais de uma dezena de sítios arqueológicos, incluindo um abrigo com pinturas rupestres pré-históricas, encontrando-se reportados mais de meia centena de outros locais com potencial valor, até à data. Estes revelam a existência de uma longa e complexa diacronia de ocupação humana (ao longo de 30 000 anos), bem como a presença de distintas estratégias de exploração do mesmo, com ocupações em abrigo sob rocha e em contextos de ar livre.

Contactos

Morada

Carrasqueira - Santa Eufémia - Leiria

Outras informações

HORÁRIOS:

Sextas, sábados, domingos e feriados: 09h30 – 12h30 | 14h00 – 17h30


Grupos organizados, serviços educativos e roteiros mediante marcação prévia autorizada de 2.ª a 6.ª feira

 

CONTACTOS:

museudeleiria@cm-leiria.pt | 244 839 677