O Abrigo do Lagar Velho, localizado no Vale do Lapedo, corresponde a um sítio arqueológico excecional nos domínios da biologia evolutiva humana e da arqueologia pré-histórica mundiais, nomeadamente pela descoberta do Menino do Lapedo.
A relevância cultural do sítio arqueológico Abrigo do Lagar Velho garantiu a abertura do CIALV - Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho, em 2008, e a sua classificação como Monumento Nacional em 2013, sendo esta uma das mais relevantes descobertas do Paleolítico Superior Português.
O vale apresenta valores geológicos, morfológicos, arqueológicos, culturais, paisagísticos, ecossistémicos e biológicos notáveis.
No Lapedo encontram-se inventariados mais de uma dezena de sítios arqueológicos, incluindo um abrigo com pinturas rupestres pré-históricas, encontrando-se reportados mais de meia centena de outros locais com potencial valor, até à data. Estes revelam a existência de uma longa e complexa diacronia de ocupação humana (ao longo de 30 000 anos), bem como a presença de distintas estratégias de exploração do mesmo, com ocupações em abrigo sob rocha e em contextos de ar livre.