O CIBA situa-se no campo militar de São Jorge, onde a 14 de Agosto de 1385, Portugueses e Castelhanos travaram uma das mais importantes batalhas da história de Portugal.
Aqui os portugueses venceram, sob o comando de Nuno Álvares Pereira e do rei D. João I. A Batalha de Aljubarrota tornou-se, à escala medieval, num acontecimento da maior importância política, diplomática e militar.
Do ponto de vista militar, diplomático, e político, Aljubarrota permitiu a afirmação de Portugal como Reino independente e tornou ainda possível o ínicio de uma das épocas mais grandiosas da história de Portugal: Os Descobrimentos.
No Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota encontrará um museu de vanguarda, onde a Batalha de Aljubarrota é apresentada sob múltiplas perspectivas, numa junção feliz de fontes documentais e iconográficas.
Sempre em constante actualização, o CIBA permite diferentes graus de interatividade expositiva, onde o ponto alto da visita é a recriação da Batalha de Aljubarrota num espetáculo multimédia de cortar a respiração!
Um museu do século XXI!