CineClube de Torres Novas

Torres Novas
Cinema Educação Outros
O cinema, essa fascinante arte das imagens em movimento, representa uma milésima parte da imensa História da Humanidade. Não durou sempre e, provavelmente numa dessas curvas da História, talvez um dia desapareça. Ou talvez apenas mude a forma como hoje o conhecemos.
Haverá nisto algum drama? Provavelmente não, porque o génio humano terá nesses tempos inventado algo para alimentar o seu espírito criativo, a imaginação e o sonho, que sempre fizeram andar a pesada roda da História.
Celebramos 59 anos de cineclubismo em Torres Novas. Um tempo em que o amor ao cinema saltou das mesas dos cafés da vila e, em torno desta casa, à volta do amor à arte das imagens em movimento, se soltou o sonho e a imaginação. Foi o tempo em que o que parecia  impossível se transformou em projetos reais e concretos. Foi num tempo e num mundo, em que a criatividade também se chamou coragem e resistência.
Fomos por aí estes anos todos. Na nossa velha sede, naquele primeiro andar do centro da vila, em que se subia as escadas e junto às máquinas de projetar encontrávamos a fotografia, a poesia, a pintura, a escultura, o canto, a dança, o xadrez e a conversa livre. Era como se aquelas paredes afinal não existissem. Era como se ao subirmos as escadas chegássemos a outro mundo.
Mas afinal o Cineclube era e sempre foi deste mundo, desta vida, desta realidade, construída por Homens e Mulheres bem reais e que não esquecemos.
Hoje já não se sobem aquelas escadas. O Cineclube de Torres Novas, aos seus 59 anos, e com a luta de quem nunca deixou de acreditar, vive hoje na sede que merecia ter, na Casa Maria Lamas. Porque o sonho não esmoreceu, continuamos em atividade, a projetar cinema em auditórios, coletividades e até em locais improváveis como alguns locais históricos do nosso concelho.
No Verão, dinamizamos o Jardim das Rosas, com cinema ao ar livre na nossa tela, única e original, proporcionando um verdadeiro usufruto daquele maravilhoso espaço público. Mantemos uma secção de xadrez ativa e relevante, colaboramos com o movimento associativo popular do nosso concelho e não só, sem nos prendermos às estritas fronteiras da cinefilia.
Não nos limitamos a sobreviver.
Estamos em pleno e convictamente ativos, com vontade de prosseguir!
Enquanto persistir o sonho do cinema, essa expressão da criatividade humana de contar histórias e emoções em imagens, estaremos por cá. Como se houvesse sempre uma escadaria de madeira, um primeiro andar, mesmo que imaginário, que apetece subir e, nesse lugar, resistindo à ignorância, nos encontramos todos, o lugar daqueles que não desistem da arte e da cultura como formas de libertação da Humanidade. É nesse lugar que estaremos sempre. É nesse lugar que existirá sempre o Cineclube de Torres Novas.
Como disse Charles Chaplin:
“Num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação.”

 

Contactos

Morada

Rua dos Anjos, nº 10, R/c Esq.

2350-600 Torres Novas

Outras informações

cineclube.torresnovas@gmail.com